Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Portugal apoia estatuto especial de Cabo Verde na UE
- 21-Jan-2007 - 22:46

O ministro português dos Negócios Estrangeiros Estrangeiros, Luís Amado, garantiu na Praia que Portugal vai ajudar Cabo Verde a conseguir uma parceria especial com a União Europeia (UE) durante a presidência do seu país organização a partir de 1 de Julho próximo.


O governante português, que visitou Cabo Verde no fim-de-semana passado, reafirmou que a intenção de Cabo Verde em reconfigurar a sua relação com a UE e avançar para uma parceria especial com a organização formada por 25 países continua a merecer todo o apoio de Portugal.

Luís Amado recordou que, para além dessa vontade política, foram tomadas iniciativas nesse sentido com a criação de uma "task force", para estudar, do ponto de vista técnico e político, as condições necessárias para concretização da parceria especial entre Cabo Verde e a União Europeia.

Este grupo de trabalho, constituído por técnicos dos países, vai reunir-se no final de Janeiro, pela terceira vez, para discutir “as opções que satisfaçam Cabo Verde, a União Europeia e Portugal", frisou.

O governante português disse que, nos próximos meses, algumas iniciativas terão de ser tomadas no sentido de encontrar opções que satisfaçam os interesses de Cabo Verde e que também se adequem à matriz que a UE desenvolve no quadro dos instrumentos e dos mecanismos de relacionamento externo.

"O processo está iniciado, mas não é um projecto que se concretize de imediato", reconheceu Luís Amado, salientando que é preciso ter em consideração os problemas específicos que se colocam do ponto de vista técnico e político a nível da UE para que se concretize a pretensão de Cabo Verde.

"É preciso não gerar expectativas que depois não possam ser correspondidas", advertiu o governante português.

Durante um encontro no fim-de-semana passado entre Luís Amado e o seu homólogo cabo-verdiano, Víctor Borges, foram analisadas aspectos das relações bilaterais, tendo as duas parte acordado trocar regularmente pontos de vista e concertar posições em torno das grandes questões internacionais, especialmente as que dizem respeito à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Os chefes das diplomacias de Cabo Verde e Portugal sublinharam que os dois Governos acompanham com preocupação a "tensa" situação política que viva na Guiné-Bissau, na sequência dos acontecimentos que se seguiram ao assassinato do antigo chefe do Estado-Maior da Marinha, Lamine Sanhá.

Cabo Verde e Portugal "acompanham sempre com muita emoção tudo o que se passa com o povo guineense, um povo que quer os cabo-verdianos quer os portugueses muito respeitam e apreciam", pelo que "a instabilidade que o país conhece é sempre um motivo de preocupação para os dois países", reconheceram os respectivos ministros dos Negócios Estrangeiros.

Antes de deixar a cidade da Praia para São Vicente, onde participou no Primeiro Congresso Luso-Cabo-verdiano dos Municípios Geminados, o ministro português dos Negócios Estrangeiros foi recebido pelo Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem