Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Força Aérea de Angola é um exemplo no âmbito da CPLP
- 21-Jan-2007 - 22:55

A modernização da técnica e a formação permanente dos pilotos e técnicos da Força Aérea Nacional (FAN) foram realçados hoje, em Benguela, como tarefas prioritárias deste ramo das Forças Armadas Angolanas (FAA).


Esta avaliação foi feita pelo Chefe do Estado Maior General das FAA (CEMGFAA), General de Exército Francisco Pereira Furtado, durante o acto central do 31º aniversário da Força Aérea Nacional, realizado hoje na Escola Militar de Formação Aeronáutica do Lobito, província de Benguela.

Apesar da Força Aérea Angolana ter cumprido com o seu papel na conquista da paz, em 4 de Abril de 2004, o general Furtado defende o recrutamento de novos quadros, por forma a permitir que se transmitam as tradições militares de bravura e heroísmo do povo angolano.

"Hoje temos uma Força Aérea pronta e capaz de cumprir com as grandes missões que lhes são reservadas, no quadro das missões genéricas das FAA. Temos uma Força Aérea que pauta pelo aperfeiçoamento e formação permanente dos seus homens na manutenção da técnica, domínio das tecnologias e pela elevação da disciplina militar", esclareceu o CEMGFAA.

Para exemplificar o que disse, o general Pereira Furtado realçou os êxitos alcançados pela Força Aérea Nacional em participações de nível internacional, nomeadamente no Exercício Militar Felino (realiza-se todos os anos), no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e no MEDFLAG que contou com a participação de forças norte-americanas.

Realçou igualmente a presença deste ramo no Exercício Blue Ruvuma, realizado na Tanzânia em 2006, no âmbito da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Numa análise mais geral, o general Furtado apontou a necessidade de elevação do estado de prontidão das unidades militares e a melhoria das condições de vida dos efectivos e seus familiares.

Como no dia 17 de Dezembro de 2006, por ocasião das comemorações do 14º aniversário da criação do Exército Nacional, realizadas em Kapanda, província de Malanje, o CEMGFAA voltou a referir-se à problemática das promoções no ramo castrense.

Deste modo, o general garantiu que o Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas vai reorientar, em breve, a política de promoções e graduações dos seus efectivos.

"Vamos procurar outra forma de estimular o militar, mas não pela via de promoções de patente. Vamos produzir e levar à aprovação das instâncias de direito as leis e normas de condecoração e outros estímulos que dignifiquem e prestigiem também os militares e as suas instituições.

Acrescentou que a direcção central das FAA tem de criar as condições reais para o soldado, sargento, oficial e o general, assim como imprimir uma nova visão dos recursos humanos, com a identificação do pessoal militar, para que se possa gerir de forma mais adequada as quotas financeiras disponíveis.

"Os critérios de promoção, na óptica da lógica, não se apresentavam como os mais acertados. As razões são evidentes e os resultados são palpáveis. Em suma, é necessário a aprovação urgente da lei das carreiras militares e outras legislações que regulamentam a gestão correcta das FAA", esclareceu Pereira Furtado.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem