Anuncie no Noticias Lusofonas e promova a sua empresa em todo o mundo de lingua portuguesa
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Entrevista
Congresso do PAIGC deve realizar-se entre 13 e 15 de Abril
- 21-Feb-2007 - 14:12


O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) deverá reunir-se em Congresso entre 13 e 15 de Abril, com a questão da liderança como pano de fundo, disseram hoje fontes partidárias.


Segundo as mesmas fontes, o PAIGC, principal força política da Guiné-Bissau, deverá realizar o seu VII Congresso na cidade de Gabú, a segunda maior do país, situada a 200 quilómetros a leste de Bissau.

A comissão permanente do "bureau" político deve reunir-se quinta-feira para analisar a proposta e decidir se confirma ou altera a data de realização do Congresso.

De acordo com as fontes do PAIGC, a questão da liderança e orientação estratégica do partido na perspectiva das eleições legislativas de 2008 serão temas de um congresso que tem sido constantemente adiado nos últimos seis meses.

Questionados sobre se o actual líder do partido, Carlos Gomes Júnior, será candidato à sua própria sucessão, uma fonte da comissão organizadora do congresso disse que tudo indica que este se apresentará ao conclave, embora desconheça em que condições.

Carlos Gomes Júnior, líder do PAIGC desde 2003, está envolvido num processo judicial na Procuradoria-Geral da República onde responde pelas acusações públicas que fez contra o presidente, João Bernardo "Nino" Vieira.

No passado mês de Janeiro, em declarações à Lusa, Gomes Júnior acusou "Nino" Vieira de ter sido responsável pelo assassínio do ex- Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Lamine Sanhá, baleado por desconhecidos.

Na sequência de um mandato de detenção, o líder do PAIGC refugiou-se no edifício das Nações Unidas, em Bissau, durante 19 dias, tendo dito na altura que as suas palavras teriam sido mal interpretadas pelo o jornalista que lhe fez a entrevista.

Os autos deste polémico caso político na Guiné-Bissau decorrem na procuradoria guineense, tendo Carlos Gomes Júnior sido ouvido já durante duas vezes na sede do parlamento, por gozar de imunidade parlamentar por ser deputado e conselheiro de Estado.

Fontes do PAIGC contactadas pela Lusa admitem também a possibilidade de Malam Bacai Sanhá, ex-presidente interino da Guiné- Bissau e candidato derrotado por "Nino" Vieira na segunda volta das últimas presidenciais, vir a apresentar-se na corrida à liderança do mais antigo partido guineense.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Construção de Sites Algarve por NOVAimagem