As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
244 portugueses partiram para Brasil e PALOP no ano passado
- 22-Feb-2007 - 15:46


No ano passado, 244 missionários portugueses partiram em missão para países de língua portuguesa, sendo Moçambique e Angola os que mais receberam estes voluntários, segundo dados da Fundação Evangelização e Culturas (FEC).


Alguns destes voluntários, pertencentes aos Missionários do Espírito Santo, vão estar presentes entre sexta-feira e domingo, em Fátima, nas II Jornadas de Espiritualidade Missionária.

Na iniciativa, que assinala os 70 anos da Liga Intensificadora da Acção Missionária (LIAM), vão igualmente participar sacerdotes, freiras e membros da LIAM espalhados pelas 300 paróquias portuguesas, disse o padre Tony Neves, da Congregação do Espírito Santo.

O padre Tony Neves explicou que a LIAM é um movimento de leigos que se reúnem mensalmente nas paróquias "para responder aos apelos" que vêm do mundo, principalmente dos países lusófonos, através de voluntários.

De acordo com o sacerdote, é através destas campanhas nas paróquias que os Missionários do Espírito Santo conseguem recolher dinheiro e bens de primeira necessidade para enviarem para os mais necessitados.

Os Missionários do Espírito Santo já construíram escolas, maternidades, centros sociais e de apoio à infância em Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

As II jornadas têm como objectivo "aprofundar as razões mais espirituais deste tipo de compromissos", adiantou o padre Tony Neves.

De acordo com a FEC, que funciona como plataforma do voluntariado missionário, 244 missionários partiram para países lusófonos no ano passado, dedicando-se a maioria (197) a missões de um a dois meses, enquanto 47 portugueses saíram com compromissos de um a dois anos.

O padre Tony Neves explicou que é durante as férias de Verão que os portugueses, maioritariamente jovens, partem em missões de um a dois meses.

Nesta missão, que o sacerdote chama "ponte", os voluntários apenas estabelecem "uma relação com um povo e com uma cultura".

Para Tony Neves, o verdadeiro trabalho desenvolve-se quando o voluntariado vai por um ano ou dois anos.

Os dados da FEC mostram ainda que Moçambique foi o país que mais voluntários recebeu, 96, seguindo-se Angola, que acolheu 58 portugueses para colaborar na reconstrução do país.

Tony Neves referiu que não se pode traçar um perfil do missionário português, mas no ano passado a maioria dos voluntários foram mulheres (77 por cento) e jovens, com cursos superiores ou técnico-profissionais.

Apesar de serem voluntários, as congregações pagam a viagem, seguro, vistos e disponibilizam dinheiro de bolso no valor de 30 euros mensais para os missionários que partem por um ou mais anos.

Em Portugal há cerca de 40 movimentos ligados à igreja católica que enviam voluntários principalmente para os países lusófonos.

O padre Tony Neves adiantou que a língua e a história em comum contribuem para que a maioria dos voluntários ajudem os países de língua portuguesa.

Desde 2003, Portugal já enviou 1.126 missionários para esses países.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem