As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Trabalhos arqueológicos na Cidade Velha vão recomeçar
- 30-Mar-2007 - 14:50


As escavações arqueológicas na Cidade Velha, na ilha cabo-verdiana de Santiago, que prepara a candidatura a Património Mundial da Humanidade da UNESCO, vão ser retomadas na segunda-feira, informou hoje fonte oficial.


As escavações arqueológicas serão da responsabilidade do Instituto de Investigação e Património Culturais cabo-verdiano, em parceria com a Universidade Jean Piaget e a Universidade de Cambridge, do Reino Unido.

Além da equipa de Cambridge, está também em Cabo Verde um arquitecto do Centro de Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que vai trabalhar com a comissão encarregue de elaborar o dossier de candidatura da Cidade Velha a Património Mundial da Humanidade.

O arquitecto Sébastien Moriset já efectuou duas visitas à Ribeira Grande de Santiago e afirmou que Cidade Velha tem todas as condições para alcançar o título.

O especialista do centro do Património Mundial considerou que Cidade Velha merece o título de património mundial, mas sublinhou que a decisão vai depender da UNESCO.

"Já visitei a Cidade Velha, pude falar com muita gente. A Cidade Velha merece este lugar na lista de Património Mundial, é verdadeiramente um sítio central na história da Humanidade e, portanto, tem tudo para conquistar este lugar", considerou.

No entanto, Sébastian Moriset lembrou que "uma das exigências do Comité do Património Mundial da UNESCO é a garantia de boa conservação do sítio para se poder avançar para a categoria".

O especialista disse ainda que a Cidade Velha tem feito um enorme progresso ao longo dos anos para a conservação do património.

Um trabalho que segundo o arquitecto tem beneficiado a comunidade com aspectos positivos para a melhoria do turismo local.

Os trabalhos da primeira fase de conservação e recuperação do património de Cidade Velha contaram com o apoio da cooperação portuguesa e espanhola.

A Cidade Velha foi a primeira cidade fundada pelos portugueses em África, no século XV.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem