Anuncie no Noticias Lusofonas e promova a sua empresa em todo o mundo de lingua portuguesa
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Entrevista
General Miala e três colaboradores estão em greva de fome
- 17-Jul-2007 - 19:58


O general Fernando Garcia Miala e três dos seus antigos colaboradores directos, detidos na sexta-feira última, observam uma greve de fome nos calabouços da Procuradoria Militar desde sábado passado.


Esta decisão pode estar relacionada com informações segundo as quais os quatro detidos não estavam autorizados a receber alimentos dos seus familiares, desde sábado último, sabendo-se que as condições de alimentação nas instituições prisionais angolanas não são satisfatórias.

Além disso, aos familiares está vedada a possibilidade de se entrevistarem com os reclusos, o que pode agravar ainda mais o estado em que se encontram.

Entretanto, o líder do Partido Democrático angolano (PDA), Alberto Neto, manifestou-se preocupado com as condições em que o general Fernando Garia Miala e seus ex-colaboradores mais próximos se encontram detidos na Procuradoria das Forças Armadas Angolanas.

«Eu considero que é necessário que haja da parte das pessoas envolvidas directamente no assunto o respeito pela dignidade e dos direitos humanos que façam com que alguém que venha a tribunal possa ter o direito de defender-se e poder ser ouvido na integralidade».

O político que evocou o principio do segredo de justica para não se adiantar mais em comentários, disse, no entanto, não descartar que numa vertente política, este caso resulta de algum realinhamento de forças dentro do partido no poder dentro do qual Miala tinha muitas simpatias e de que é oriundo, antes de passar a pertencer as Forças Armadas Angolanas.

Miala e três altos oficiais da sua direcção foram detidos na sexta-feira, dia 13, pela Polícia Militar, acusados de crime de insubordinação militar por falta de comparência numa cerimónia pública de despromoção, 18 meses depois de terem sido indiciados numa alegada tentativa de golpe de Estado.

O Tribunal Militar quer julgar Miala por crime de desobediência mas, segundo algumas fontes, «ele recusa ser humilhado e quer provas do seu envolvimento no alegado golpe de Estado de que havia sido antes acusado pela comissão de sindicância».

Miala era um dos homens de maior confiança de Eduardo dos Santos, mas acabou demitido a 24 de Fevereiro de 2006 através de um decreto do presidencial que não referia as razões da exoneração, no termo da sindicância mandada instaurar aos Serviços de Inteligência Externa de que era director.

Fonte: Multipress


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Construção de Sites Algarve por NOVAimagem