As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Governo discute em Lisboa linha de crédito e perdão de dívida
- 29-Aug-2007 - 14:14


A abertura de uma linha de crédito bilateral e o perdão da dívida da Guiné-Bissau a Portugal, avaliada em 100 milhões de dólares (73 milhões de euros) estarão no topo da agenda da visita do primeiro-ministro guineense.


Issuf Sanhá, ministro das Finanças guineense, adiantou hoje que espera regressar a Bissau, da visita que começa hoje, na posse de memorandos de entendimento sobre estas e outras matérias, que possam ser em breve materializados em acordos bilaterais.

Com a abertura de uma "linha de crédito concessional", à semelhança da existente para Angola, Sanhá espera conseguir "atrair capital e saber-fazer" português, estimulando parcerias com empresas dos dois países, particularmente em sectores como a agricultura, as pescas, turismo e exploração mineira.

"Hoje, a Guiné-Bissau está fora da agenda" portuguesa, no que diz respeito a Finanças, "portanto queremos restabelecer aquilo que já tivemos, e o que Portugal tem com Cabo Verde, Angola ou Moçambique", disse o ministro guineense, em declarações por telefone a partir de Bissau.

Além da linha de crédito e do perdão da dívida, o executivo guineense pretende abrir a discussão sobre um acordo de dupla tributação, sobre o apoio de Portugal ao orçamento guineense, e sobre a cooperação técnica com o Ministério das Finanças português.

A dívida externa guineense está actualmente avaliada em 1.100 milhões de dólares, cerca de cinco vezes o produto interno bruto, problema que a Guiné-Bissau quer resolver com o apoio de toda a comunidade financeira internacional, com a qual procura agora normalizar relações.

"É o nosso calcanhar de Aquiles, dificulta qualquer estratégia de desenvolvimento", afirmou Issuf Sanhá, que integra a comitiva do primeiro-ministro Martinho N´Dafa Cabi, que quinta-feira será recebido pelo homólogo português, José Sócrates.

"Estamos na iminência de normalizar as nossas relações com a comunidade financeira internacional, através de um programa Pós-Conflito do Fundo Monetário Internacional, que actualmente está em apreciação pela direcção [do Fundo]", adiantou.

As relações entre a Guiné-Bissau e o FMI foram suspensas em Abril de 2001, face ao agravamento da situação política no país.

Agora, considera o ministro guineense, o país "está no bom caminho, da aproximação em relação aos parceiros internacionais".

Quanto ao apoio orçamental português, Issuf Sanhá espera poder contar com um reforço em relação à verba de 2006, perto de um milhão de euros.

A cooperação técnica entre os dois países, no domínio das Finanças, deverá arrancar em Outubro, com a ida a Bissau de uma delegação portuguesa, para identificar áreas potenciais de cooperação.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem