Anuncie no Noticias Lusofonas e promova a sua empresa em todo o mundo de lingua portuguesa
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Entrevista
Governo arrasa desempenho de construtora portuguesa Tâmega
- 6-Sep-2007 - 16:14


O ministro das Obras Públicas e Habitação moçambicano, Felício Zacarias, manifestou-se hoje "insatisfeito" com a actuação da construtora portuguesa Tâmega, a quem acusou de não respeitar os prazos de execução das obras que tem adjudicadas.


"Nós não estamos satisfeitos com o ritmo dos trabalhos. Já fizemos alguns exercícios no sentido de ver se conseguimos melhorar [o seu desempenho, através do diálogo], mas o que nós verificamos é que a Tâmega não está com estofo para fazer o serviço", disse Zacarias.

"Eles pegaram num piano extremamente sofisticado para os dedos que eles têm", ironizou o governante moçambicano.

A empresa de construção civil portuguesa, a operar em Moçambique desde antes da independência do país, em 1975, tem sido responsável pela construção e reabilitação de importantes infra-estruturas, incluindo pontes entre rios e vias de acesso.

Algumas obras adjudicadas à construtora, nomeadamente troços da principal estrada do país, a Estrada Nacional 1, que ligará Maputo, no extremo sul, a Pemba, no norte, resultaram de acordos de cooperação entre a União Europeia (UE) e o executivo moçambicano.

A alegada apatia daquele empreiteiro português levou o Presidente moçambicano, Armando Guebuza, a pedir a intervenção do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, num encontro em Bruxelas, e do governo português.

Num entrevista ao semanário moçambicano SAVANA, o ministro das Obras Públicas e Habitação de Moçambique reiterou o seu "desânimo" face ao trabalho daquela empresa, instituição portuguesa em que, disse, "há qualquer problema de competência".

"O que verifico é que a empresa não está capacitada e fico muito sentido com isso, porque muitos de nós [em Moçambique] crescemos conhecendo a Tâmega como um bom empreiteiro que teve um bom desempenho neste país", disse.

"Mas, de repente, alguma coisa está a acontecer. Talvez as pessoas que estão à frente dos seus destinos não sejam as mais indicadas", acrescentou.

Recentemente, a construtora portuguesa foi multada em cerca de três mil euros devido a alegados atropelos à lei laboral moçambicana, incluindo práticas de racismo, sanção aplicada pelo Ministério do Trabalho de Moçambique.

Entre as violações à lei laboral moçambicana protagonizadas pelos responsáveis da construtora Tâmega incluem-se "manifestação de racismo, distribuição de cargos directivos apenas a trabalhadores estrangeiros e a disparidade salarial entre os trabalhadores nacionais e seus colegas estrangeiros".

A agência Lusa procurou, sem sucesso, contactar os responsáveis pela Tâmega em Maputo que, de acordo com fonte institucional da empresa, "se encontram todos em viagem".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Construção de Sites Algarve por NOVAimagem