Anuncie no Noticias Lusofonas e promova a sua empresa em todo o mundo de lingua portuguesa
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Entrevista
Lula e Chávez discutem amanhã projecto petrolífero conjunto
- 19-Sep-2007 - 16:44


Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Venezuela, Hugo Chávez, discutem quinta-feira projecto conjunto no sector de energia, anunciaram fontes oficiais.


O encontro, que decorrerá em Manaus, capital do Estado do Amazonas, na região Norte do Brasil, deverá reunir igualmente o presidente do Equador, Rafael Correa.

Os presidentes discutirão a construção de uma refinaria de petróleo, no Estado de Pernambuco, no Nordeste brasileiro, onde as empresas estatais PDVSA e Petrobrás serão parceiras do projecto.

Iniciada em Setembro deste ano, a obra de construção da Refinaria Abreu e Lima será resultado de um investimento de cerca de três mil milhões de euros.

A nova unidade utilizará petróleo pesado do Brasil e da Venezuela, países com grandes reservas desse tipo de óleo, com uma capacidade para refino de 200 mil barris de petróleo por dia.

A nova refinaria produzirá também 814 mil metros cúbicos de nafta, 322 mil toneladas de gás de cozinha, além de 8,8 milhões de toneladas de diesel por ano.

O objectivo da refinaria, cujo início da produção será em 2010, será atender o crescimento do consumo, no Nordeste brasileiro, actualmente com falta de combustíveis.

Na sua visita a Manaus, Lula da Silva anunciará ainda investimentos de cerca de 260 milhões de euros para obras de infra-estruturas.

Os investimentos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado em Janeiro, que inclui investimentos públicos e privados de 190 mil milhões de euros em obras de infra-estruturas, nos próximos anos.

O objectivo do PAC é assegurar que a economia brasileira continue a registar taxas de crescimento acima de 4,5 por cento ao ano, nos próximos quatro anos.

Na sexta-feira, Lula da Silva anunciará investimentos em áreas indígenas, nomeadamente na reserva Raposa Serra do Sol, no Estado de Roraima, e em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, onde os indígenas representam mais de 90 por cento da população.

Na semana passada, durante uma viagem ao Norte da Europa e Espanha, Lula da Silva voltou a rebater críticas de seus opositores e de sectores dos media brasileiros de sua excessiva aproximação com Hugo Chávez.

Lula da Silva disse que não vai deixar sua política externa para a América Latina se contaminar pelas diferenças ideológicas em relação a Chávez.

Numa entrevista publicada pelo jornal espanhol Expansión, o presidente afirmou que o Brasil exerce na região um papel de "moderador em favor da estabilidade política e institucional".

"Com a Venezuela, prefiro deixar de lado a orientação ideológica e valorizar o desejo de integração regional", salientou Lula da Silva.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Construção de Sites Algarve por NOVAimagem