Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
TV CPLP vai continuar a esperar por melhores dias
- 17-Oct-2007 - 18:49


O equilíbrio técnico dos operadores de televisão públicos da CPLP, necesário para criar a TV CPLP, está por concluir, meio ano após o início dos trabalhos entre os responsáveis dos operadores públicos de televisão dos "oito".


A constatação está expressa no relatório saído da segunda reunião do Grupo de Trabalho sobre Gestão e Conservação de Arquivos - Plataforma de Partilha de Conteúdos entre os Operadores Públicos de Televisão (OPTV) da Comunidade de Países de Língua portuguesa (CPLP), realizado terça-feira em Lisboa.

Base essencial para criar a TV CPLP, objectivo já declarado publicamente pelos "oito", o equilíbrio quer da parte técnica quer da conservação e digitalização dos arquivos dos vários operadores foi uma das prioridades definidas no primeiro encontro, a 06 de Março último, também em Lisboa.

Na ocasião, os operadores públicos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste acordaram também em definir, até este mês, as necessidades e os moldes da futura cooperação.

Assim, os OPVT deram prioridade à formação e à aquisição de novos equipamentos, de forma a permitir "padrões elevados" quer técnicos quer de conteúdos, continuando, porém, a trabalhar na criação da futura TV CPLP, projecto apoiado pela UNESCO, em parceria com os "oito".

Na reunião de terça-feira, ficou definido que o "diagnóstico preliminar" apresentado vai ser "aprofundado" até ao primeiro trimestre de 2008, nomeadamente no que diz respeito a questões técnicas.

Só depois, lê-se no relatório, poderá ser possível apresentar uma "análise precisa e definitiva" e "extrapolar um esboço orçamental" para a preservação do património audiovisual das televisões públicas da CPLP.

Até lá, e no âmbito desta plataforma de cooperação, Cabo Verde acolherá, também no início de 2008, uma acção de formação sobre Gestão e Preservação de Arquivos, sob a égide dos parceiros do projecto que, além da UNESCO, congrega também a Comissão Nacional da UNESCO de Portugal, e vai agora ser elaborado.

"Os OPTV projectam, também, iniciar a partilha de um modelo de gestão de arquivos que facilite toda a cooperação em matéria de conteúdos a desenvolver no futuro", indica o documento.

Na próxima reunião do grupo de trabalho será então apresentada a análise final, já com uma estimativa orçamental, parcial, por país e região, e global, para o espaço da CPLP, para a preservação do património audiovisual dos OPTV.

Numa segunda fase, os OPTV efectuarão nova reunião, onde deverão ficar mandatados para tomar decisões e assumir compromissos em relação a questões que ultrapassem a recuperação dos arquivos, como a constituição de bases de dados de conteúdos conjuntas e a realização de co-produções.

No encontro participaram as rádios e televisões de Portugal (RTP), Cabo Verde (RTCV), Guiné-Bissau (RTGB) e Timor-Leste (RTTL), as televisões Pública de Angola (TPA), de Moçambique (TVM) e de São-Tomense (TVS). Ausente devido a mudanças na direcção esteve a Radiobras/TV Brasil.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem