Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Ministro da Defesa do Brasil visita São Tomé
- 22-May-2003 - 16:48

O ministro da Defesa brasileiro, José Viegas, visita São Tomé e Príncipe, Namíbia e África do Sul de 26 de Maio a 05 de Junho, anunciou hoje fonte oficial em Brasília.


José Viegas será o terceiro ministro brasileiro a visitar a África no primeiro semestre do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que definiu a intensificação das relações com o continente africano como uma das prioridades da nova política externa do Brasil.

No início de Maio, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, visitou sete países africanos.

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, visita Angola de 26 a 30 deste mês.

No início de Agosto, está prevista uma viagem do presidente Lula da Silva a Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, África do Sul e, possivelmente, também à Namíbia.

Em São Tomé, o ministro José Viegas vai participar na VI Reunião dos Ministros da Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se realiza nos dias 26 e 27 do corrente mês.

No encontro, os ministros vão fazer uma análise das questões internacionais e das implicações político-militares no contexto regional para os países da CPLP, organização que agrupa Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Os ministros da defesa vão também estudar eventuais vias de cooperação da CPLP em matéria de segurança e defesa internacionais.

Durante a reunião, deverá ser aprovado um programa integrado de intercâmbio na área de formação militar para 2004, que tem por finalidade um melhor aproveitamento das capacidades de cada um dos países-membros.

Os ministros deverão aprovar também o regulamento do Centro de Análise Estratégica para os Assuntos de Defesa (CAE), a ser apresentado por Moçambique.

De São Tomé, José Viegas parte no dia 28 para Windhoek, capital da Namíbia, onde o tema principal da agenda será o acordo de cooperação naval assinado pelos dois países em 2001.

No acordo, o Brasil propõe-se fornecer embarcações ao governo da Namíbia e ajudar na organização de um Serviço de Patrulha Marítima para proteger as águas interiores, o mar territorial e os recursos vivos e minerais da plataforma continental.

Na África do Sul, onde estará entre 01 e 05 de Junho, o ministro brasileiro vai assinar um memorando de entendimento sobre cooperação bilateral em assuntos de Defesa.

A visita do ministro José Viegas à África do Sul será acompanhada por representantes de empresas brasileiras ligadas à produção, desenvolvimento e manutenção de material de defesa.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem