As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Vietname estuda novos investimentos em Angola e Moçambique
- 31-Oct-2007 - 14:17


O Vietname está a preparar um programa de investimento para Angola e Moçambique, parte de uma nova política de investimento no exterior, disse hoje o ministro vietnamita do Plano e Investimento em entrevista à Agência Lusa.


"Temos uma nova política de investimento externo que se expandirá a África", afirmou Vo Hong Phuc, que se encontra em Pequim para participar na Reunião Ministerial sobre Pequenas e Médias Empresas do Processo de Diálogo Ásia-Europa (ASEM), o encontro de dois dias que hoje terminou na capital chinesa.

O Vietname decidiu recentemente apostar em novas políticas de cooperação técnica e económica com o continente africano no seguimento de outros países em vias de desenvolvimento mais ricos, como a China e a Índia.

O ministro referiu que sectores como os materiais de construção, electrónica, turismo, manufacturas de produtos plásticos e construção de motocicletas poderão ser aqueles em que mais facilmente o Vietname poderá investir em Angola.

"Para já, estamos a levar a cabo deslocações de empresários e responsáveis públicos vietnamitas a Angola para estudar o mercado", disse Vo Hong Phuc.

Na passada sexta-feira chegou a Luanda uma delegação comercial vietnamita para ficar a conhecer as condições de investimento em Angola.

As relações diplomáticas entre os dois países datam de Novembro de 1975, com o Vietname a enviar para Angola em 1985 médicos, professores e especialistas dos sectores agrícola e financeiro.

Angola não exporta para o Vietname, tendo este país do sudeste asiático exportado um total de 70 milhões de dólares (48,42 milhões de euros) para Angola, um valor que já atingiu 90 milhões de dólares (62,26 milhões de euros) nos primeiros nove meses de 2007, segundo dados oficias vietnamitas.

Vo Hong Phuc destacou ainda que, mais do que ter interesse em Angola e Moçambique enquanto simples mercados de colocação de produtos vietnamitas, o objectivo de Hanói é canalizar para os países africanos centros de manufactura - como fábricas de televisões e computadores - que permitam a criação de empregos e a transferência de tecnologias.

"É um bom modelo para expandir as relações entre os países do mundo, em especial no contexto de uma globalização cada vez maior", defendeu o ministro, assinalando que esse é também o modelo de desenvolvimento do próprio Vietname: alojar centros de manufactura de base cada vez mais tecnológica.

Quanto a Moçambique, o ministro realçou o recente acordo com Maputo na área da aquacultura como um bom modelo para as formas de cooperação entre os dois países.

Nessa parceria, a começar em 2008, os dois países vão reforçar a troca de informações e tecnologia, a investigação na área da aquacultura e a formação de técnicos de produção e exportação de mariscos, um das maiores fontes de receitas do comércio externo vietnamita.

"Tal como em Angola, também em Moçambique estamos ainda em fase de estudar o mercado, mas penso que poderemos também reforçar a cooperação nos sectores do desenvolvimento rural, nomeadamente na produção e cultivo de arroz", disse Vo Hong Phuc.

Moçambique e o Vietname têm relações diplomáticas desde Junho de 1975, com o Vietname desde então a prestar a Maputo apoios à construção de infra-estruturas, entre outros.

O comércio bilateral registou um forte crescimento, passando de 7,7 milhões de dólares (5,32 milhões de euros) em 2003 para 210 milhões de dólares (145,26 milhões de euros) em 2006.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem