Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Ministros da Cultura analisam na Praia projectos de 53 milhões de euros
- 1-Nov-2007 - 15:29


Os ministros da Cultura dos países de língua portuguesa reúnem-se este fim-de-semana na Cidade da Praia, Cabo Verde, devendo aprovar uma carteira de projectos que ronda os 53 milhões de euros.


O VI encontro dos Ministros da Cultura da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) começa sexta-feira, com reuniões técnicas, durante a manhã, e visitas a diversas instituições e personalidades durante a tarde.

O encontro termina sábado à tarde, com a aprovação dos documentos saídos da reunião técnica (que se prolonga para sábado de manhã) e a leitura daquela que será a "Declaração da Praia".

Cabo Verde, disse fonte ligada ao encontro, vai apresentar a proposta de que a partir da agora o encontro dos ministros da Cultura, que se realizava anualmente, passe a ser feito apenas de dois em dois anos.

Apesar de formalmente o encontro se chamar de "Ministros da Cultura da CPLP" na verdade não estarão presentes os responsáveis pela pasta dos governos de Timor-Leste e de São Tomé e Príncipe, sendo que também o ministro da Cultura do Brasil não estará presente, embora se faça representar, disse a mesma fonte.

As delegações presentes irão debater e provavelmente aprovar uma proposta de projectos para os países da CPLP, elaborada em reuniões técnicas realizadas no Brasil, no início de Outubro, que identificou 22 grandes áreas de investimento, centradas em três eixos: reforço e renovação de competências; informação e gestão de conhecimento e promoção de diálogos culturais.

Estimular a difusão cultural, valorizar artes e ofícios como trabalho, apoiar a formação técnica e artística, promover a cultura digital, garantir a preservação e difusão do património cultural e ampliar o mercado de consumo dos bens e serviços culturais são alguns dos objectivos referidos no "Portfólio de perfis de projectos da CPLP".

O objectivo estratégico "é contribuir para potencializar a deflagração e manutenção de um novo modelo de actuação da CPLP, cujos pilares são as culturas de seus Países membros, os diálogos culturais entre essas diferentes culturas e os nexos que hoje se estabelecem entre cultura e desenvolvimento", diz o documento.

Entre os 22 projectos, o documento propõe a criação de oito Incubadoras de Empreendedores Culturais, uma por cada país, que apoiem e capacitem empreendedores autónomos e pequenas empresas, nas áreas da cultura e lazer, e a criação de um sistema de certificação da produção artesanal dos países da CPLP, bem como o apoio a artesãos.

É proposto também a criação de um programa de pós-graduação em estudos étnicos e africanos, a criação de uma rede virtual na área da cultura (Portal da Cultura) e a construção de outro portal na área dos museus, que teria como função formar e treinar pessoas nas áreas da museologia, património, documentação, conservação, educação ou restauração.

Apoio a rádios comunitárias dos países da CPLP, a criação de um Dicionário Crítico das Ciências Humanas no Espaço Lusófono ou a criação de um Instituto Superior de Artes em Angola fazem também parte das propostas, a serem discutidas este fim-de-semana na Cidade da Praia.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem