As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Ambiente negócios tem de melhorar para responder aos desafios
- 26-Nov-2007 - 19:28


Moçambique está a tornar-se um destino mais atractivo para investidores estrangeiros, mas o ambiente de negócios deve melhorar para suportar os desafios do petróleo e do comércio livre na África Austral, afirma a associação sul-africana Business Leadership.


As conclusões e recomendações da associação empresarial, que congrega as maiores empresas sul-africanas e as principais multinacionais com actividade na principal economia da África Austral, constam do relatório "Moçambique: A Perspectiva dos Negócios", a que a Lusa teve hoje acesso.

"As reservas de petróleo e diamantes, se comprovadas, levarão a uma grande expansão do interesse no país. Antes de isto acontecer, o governo deve aplicar medidas para proteger as receitas destes recursos contra a influência corruptora das riquezas que inevitavelmente surgirá com elas", lê-se no relatório.

"Moçambique fez muito para tornar a sua economia mais acessível ao investimento estrangeiro, e com isso tornou mais fácil que as empresas locais prosperem", refere-se no relatório, da autoria de Dianna Games.

De acordo com dados apresentados pela Business Leadership, o fluxo de investimento estrangeiro no país aumentou de nove mil milhões de dólares em 1990 para 480 mil milhões em 2005 e 847 milhões no ano passado, prevendo-se que este ano sejam ultrapassados os 1.000 milhões de dólares (673 milhões de euros).

A preferência dos investidores tem recaído nos anos mais recentes sobre projectos de hotelaria e turismo, agricultura e agro-indústria, indústria e transporte e comunicações.

"A proximidade com África do Sul foi certamente um impulso ao crescimento, mas o interesse no país é altamente diversificado, indo da China ao Brasil, com continuadas demonstrações de interesse por parceiros comerciais na Europa e Estados Unidos", refere.

Entre as medidas sugeridas pela associação empresarial sul-africana está a simplificação dos requisitos burocráticos, para reduzir a interferência do Estado na vida das empresas.

"Isto reduziria o custo de fazer negócios, tornando Moçambique um destino mais atraente para o capital internacional. Também ajudaria as empresas a tornarem-se mais competitivas, para a criação da zona de comércio livre da SADC [Comunidade de Desenvolvimento da África Austral] em 2008", refere a Business Leadership.

Para tornar mais eficientes os procedimentos burocráticos, Moçambique deve ainda tornar mais eficaz o processo de descentralização de competências para as províncias.

A associação recomenda também medidas de facilitação do tráfego aduaneiro e, em relação ao turismo, a liberalização do tráfego aéreo, "em linha com as tendências em África e no resto do mundo".

Além disso, afirma, "o governo tem de considerar o que é necessário para fazer com que os portos de Moçambique alcancem o seu valor comercial e o que pode estar a constranger o crescimento de uma das principais vantagens competividas do país".

No campo da Energia, a Business Leadership recomenda a adopção de medidas que permitam o fornecimento de energia a preços mais competitivos e o aproveitamento dos recursos energéticos e capacidade de venda de electricidade aos países-vizinhos.

Por forma a permitir que os moçambicanos usem a terra como garantia para empréstimos junto de instituições financeiras e desenvolvimento da agricultura comercial, o comércio de concessões de terras "deve ser considerado" pelas autoridades, afirma a associação sul-africana.

Obviamente, refere a Business Leadership, Maputo precisa de "balancear" as medidas necessárias a "fazer de Moçambique um país mais fácil para se fazer negócios" com "os desafios da pobreza e do desenvolvimento".

As conclusões e recomendações baseiam-se num inquérito feito pela Brenthurst e Business Leadership a empresas que operam em Maputo, Beira e Nampula.

Dos respondentes, 77 por cento considera inadequadas as infra-estruturas, sobretudo estradas e caminhos-de-ferro, encarecendo os custos de transporte.

A nível governamental, a burocracia excessiva é identificada como um dos principais problemas, juntamente com o uso excessivo de inspectores em assuntos relacionados com o trabalho e a falta de poderes dos governos regionais.

Em relação ao trabalho, os empresários questionados queixam-se da "sobreprotecção" dos trabalhadores e consideram que os custos laborais são elevados porque, apesar de o absentismo ser baixo, a produtividade também o é.

A maioria dos entrevistados considera ainda que a corrupção em Moçambique "é um problema", mas principalmente ao nível subalterno, não de chefias.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem