Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Portugal destaca extraordinária solidez das relações bilaterais
- 21-Feb-2008 - 15:39


O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luís Amado, disse hoje em Luanda, após uma audiência com o presidente José Eduardo dos Santos, que Angola e Portugal construíram uma "extraordinária solidez" nas suas relações bilaterais.


Luís Amado destacou, no final de uma reunião de uma hora com o Chefe de Estado angolano, o "diálogo político" e a "concertação diplomática" como pilares da "extraordinária solidez" do relacionamento entre os dois estados.

O chefe da diplomacia portuguesa, que iniciou hoje uma visita oficial de três dias a Angola, foi portador de uma mensagem do primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, a José Eduardo dos Santos.

Amado disse aos jornalistas que na mensagem a José Eduardo dos Santos, o primeiro-ministro português manifesta "a vontade de continuar a trabalhar no estreitamento, e directamente com o Presidente da República de Angola, no sentido de reforçar as relações que são do interesse mútuo dos dois países".

"Há hoje um dinamismo muito grande nas nossas relações", disse Amado, sublinhando a importância, para esse dinamismo, da parceria estratégica que foi definida aquando da visita de José Sócrates a Angola, há cerca de um ano.

Luís Amado referiu que, "no plano económico, a ideia da parceria tem vindo a ser estimulada e implementada pelas empresas portuguesas e angolanas que estão a investir, seja em Angola, seja em Portugal".

O MNE português disse que durante o encontro com o Chefe de Estado angolano teve a oportunidade de conversar sobre grandes questões que se colocam no interesse dos dois países e ainda sobre os desenvolvimentos da cimeira de Lisboa entre a União Europeia e a União Africana.

Luís Amado abordou também com José Eduardo dos Santos questões relativas à realização da próxima cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), prevista para Julho, em Lisboa, e os assuntos que constarão da agenda.

"Tivemos ainda a oportunidade de trocar informações e testemunhar o nosso acompanhamento da situação em Timor-Leste, onde pude transmitir ao Presidente da República de Angola algumas informações", realçou.

Segundo Luís Amado, Portugal tem uma missão "muito empenhada" em Timor-Leste, acrescentando que informou José Eduardo dos Santos da forma como Portugal perspectiva o futuro daquele país.

Questionado pelos jornalistas sobre a recepção do Chefe de Estado angolano ao conteúdo da mensagem do primeiro-ministro português, Luís Amado disse ter sido "muito positiva" e que "o Presidente está muito aberto" ao desenvolvimento do diálogo político com Portugal.

"A sua participação e o apoio que deu à realização da cimeira Europa/África é reveladora de uma vontade de cooperar também para o aprofundamento das relações entre as duas organizações, a União Europeia e a União Africana", referiu Luís Amado.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem