Anuncie no Noticias Lusofonas e promova a sua empresa em todo o mundo de lingua portuguesa
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Entrevista
Brasileiros estão a trocar os Estados Unidos pela Europa
- 3-Apr-2008 - 14:30


Os brasileiros estão a trocar o tradicional fluxo migratório para os Estados Unidos por destinos na Europa, em especial Portugal, revela um estudo de uma investigadora brasileira.


Lúcia Bógus, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que também é cidadã portuguesa, analisou entrevistas e dados oficiais, que compilou no estudo "Esperança Além-Mar: Portugal no Arquipélago Migratório Brasileiro".

"Percebemos a presença de brasileiros em Portugal de regiões do Brasil que tradicionalmente no passado alimentavam o fluxo migratório para os Estados Unidos", disse a investigadora à agência Lusa.

Entre essas regiões, estão cidades de Governador Valadares e de Londrina, localizadas no interior dos estados de Minas Gerais e do Paraná, nas regiões Sudeste e Sul do Brasil.

O estudo da investigadora revelou uma grande comunidade de brasileiros de Governador Valadares na Costa de Caparica, onde inclusive formou uma equipa de futebol.

"A nossa ideia era ir para os Estados Unidos... talvez um dia a gente ainda possa entrar e trabalhar por lá... Se não der, aqui já tem muita gente da nossa terra", revelou um dos imigrantes de Governador Valadares a residir em Portugal num entrevista à investigadora.

O estudo mostra ainda que na cidade de Londrina, no Paraná, a 380 quilómetros da capital Curitiba, há diversas agências de recrutamento de trabalhadores para estabelecimentos comercias portugueses.

O estudo aponta ainda "um expressivo e contínuo crescimento do número de casamentos" entre brasileiras e portugueses, o que evidencia "um aumento da presença feminina entre os imigrantes brasileiros".

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o número de casamentos entre brasileiras e portugueses ascendeu de 500, em 1990, para mais de 800, em 2000.

A presença de brasileiros em Portugal é relativamente antiga, aponta o estudo, ao salientar que, em 1960, constituía a segunda comunidade estrangeira no país, depois da espanhola.

Entre 1960 e 1981, a comunidade brasileira diminuiu em termos relativos, devido ao crescimento das comunidades africanas, resultado da descolonização portuguesa em África.

Nos anos seguintes, após um período de relativa estagnação, o fluxo migratório voltou a crescer "de forma expressiva" até 1995, "disparando" a partir de 1999, o que transformou os brasileiros na maior comunidade estrangeira em Portugal.

Uma estimativa de 2004 indicou a existência de 100.000 brasileiros em Portugal, cerca de um por cento da população de portuguesa, entre legais e ilegais.

"Tais alterações nos fluxos podem ser relacionadas com os períodos de oscilação da economia brasileira, que alcançou relativa estabilidade nos primeiros anos do Plano Real (1994), mas voltou a apresentar sintomas de fragilidade, com o reflexo da crise cambial (1999)", sublinha o estudo.

O desemprego crescente no Brasil e a possibilidade de uma inserção num país considerado "porta de entrada para a Europa" impulsionaram a migração brasileira para as cidades portuguesas.

Em 2001, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil classificou Portugal como o quinto principal destino de brasileiros, atrás apenas dos Estados Unidos, Paraguai, Japão e Alemanha.

"Neste caso, deve-se lembrar a possibilidade da subestimação dos dados em virtude da clandestinidade de parte dos movimentos migratórios, camuflados por viagens de carácter turístico ou para estudos", sublinha o estudo.

Desde meados da década de 80, já deixaram o Brasil cerca de 2,4 milhões de pessoas, hoje espalhadas por mais de 30 países.

Dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostram que o Brasil está entre os vinte países que mais recebem recursos por remessas de imigrantes, com cerca de 5,2 mil milhões de dólares por ano.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Construção de Sites Algarve por NOVAimagem