As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Adesão à UNESCO oficializada em Londres
- 6-Jun-2003 - 17:25

Timor-Leste oficializou na quinta- feira, com a assinatura em Londres do Acto Constitutivo da UNESCO, a sua adesão à agência das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura, anunciou hoje esta organização internacional.


Em comunicado, a UNESCO informa que a formalização da adesão foi feita na capital britânica pelo encarregado de negócios junto da União Europeia, José António Amorim Dias, mandatado pelo governo timorense. Timor-Leste passa a ser o 189/o país membro da organização.

O interesse em integrar na UNESCO havia sido manifestado pelo Presidente Xanana Gusmão numa carta enviada em Janeiro ao director- geral, Koichiro Matsuura, o qual apoiou de imediato a iniciativa.

Satisfeito por o processo de adesão estar concluído, Matsuura saudou a decisão de Díli de se juntar à organização tão pouco tempo "após a sua independência", refere o comunicado emitido hoje.

A UNESCO trabalha activamente desde o final dos anos 1990 em Timor-Leste, onde apoiou projectos de desenvolvimento dos meios de comunicação social e da preservação do património cultural, fornecendo material, formação e experiência.

Participou ainda na fundação das duas primeiras rádios comunitárias, Rádio Los Palos e Rádio Malianas, bem como na primeira organização de jornalistas, a Associação de Jornalistas de Timor Lorosae.

Actualmente, a UNESCO contribui para a construção de um centro de arquivo sobre a luta pela independência, com o financiamento da Alemanha e da Suécia, e para a restauração do Uma Fukun, um edifício destinado a ser um museu nacional e um centro cultural.

Em estudo está a colaboração com o actual governo na defesa do património natural e imaterial, nomeadamente na "elaboração de políticas culturais e turísticas e a definição de uma estratégia de conservação de locais sagrados e de reservas marinhas, como a Ilha de Jaco e a praia de Tutuala, no Nordeste do país, bem como na gravação de obras representativas da tradição oral e musical de Timor".

O presidente da república timorense, Xanana Gusmão, vai estar terça-feira na sede da UNESCO em Paris para receber o prémio Houphouet- Boigny para a Paz atribuído em 2002 pelo seu papel na resistência à ocupação indonésia e independência do país, declarada a 20 de Maio de 2002.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem