Pesquisar |
|
Notícias |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Canais |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Siga-nos no
Receba as nossas Notícias

Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui |
|
Serviços |
»
»
»
»
»
|
|
|
Conversas
no
Café Luso |
|
|
|
Cultura
|
|
Ex-governador do Banco Central preside ao grupo Visabeira
- 25-Apr-2008 - 18:36
A empresa Visabeira Moçambique anunciou hoje a nomeação do ex-governador do Banco de Moçambique Adriano Afonso Maleiane como novo presidente do Conselho de Administração do grupo.
A mudança na presidência é justificada, em comunicado, com a "grande quantidade de novos projectos e investimentos" que o grupo levará a cabo "a curto/médio prazo" em Moçambique.
Afonso Maleiane passa a fazer parte, com funções não executivas, de uma estrutura de que já fazem parte um administrador-delegado, Afonso Loureiro, e o responsável pela divisão internacional do grupo português, Paulo Varela.
Presente em Moçambique em diversos sectores, como hotelaria e restauração, televisão por cabo e construção civil, o grupo Visabeira assinou recentemente um memorando de cooperação com a Galp Energia para o desenvolvimento no país de um projecto agro-industrial visa a produção, comercialização e distribuição de biocombustíveis.
O projecto a cargo da Moçamgalp, empresa constituída pela Galp Energia e Visabeira, destina-se à exportação para Portugal, com processamento em unidades de biodiesel da Galp Energia, e à produção em Moçambique deste combustível, destinado ao mercado local.
O grupo tem também em curso um investimento de 34 milhões de euros para ampliar a rede de cinco hotéis que já dispõe no país.
Entre os novos projectos conta-se a construção de um "resort" no lago Niassa, Norte de Moçambique, que inclui um aeródromo internacional privado, uma reserva de eco-turismo e uma coutada para caça desportiva, bem como um estabelecimento hoteleiro em Pemba, capital de Cabo Delgado (norte).
"Com a presença do Dr.Adriano Afonso Maleiane, não só alinhamos a nossa estrutura de gestão com as melhores práticas internacionais, como temos oportunidade de poder passar a contar com o contributo de uma personalidade de grande prestígio e competência, nacional e internacionalmente reconhecida", pode ler-se no comunicado.
Licenciado em Economia pela Universidade Eduardo Mondlane, o novo presidente da Visabeira Moçambique S.A. é Mestre em Economia Financeira pela Universidade de Londres.
Afonso Maleiane exerceu diversas funções oficiais, nomeadamente director Nacional de Economia Agrária no Ministério da Agricultura (1983-1986), dministrador do Banco de Moçambique (1986-1991) e, sucessivamente, vice-governador e governador do Banco de Moçambique (1991-2006).
Durante os anos em que assumiu a função de principal decisor do banco central foi um dos principais responsáveis pelo sucesso das políticas macroeconómicas implementadas em Moçambique e que criaram as condições de base para o significativo crescimento económico do país nos anos mais recentes.

Ver Arquivo
|
|
 |
|
|
|
|
|
|
|
|