Anuncie no Noticias Lusofonas e promova a sua empresa em todo o mundo de lingua portuguesa
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Entrevista
Banco angolano substitui TAAG como parceiro da EuroAtlantic na STP Airways
- 28-Apr-2008 - 14:20


O Banco Comercial do Equador, de capital angolano, substituiu a transportadora aérea TAAG como parceiro da EuroAtlantic na privatização da STP Airways, disse à Lusa o director comercial da empresa portuguesa, Eugénio Fernandes.


Depois de o primeiro-ministro são-tomense ter afirmado na semana passada que São Tomé não pode "esperar mais" para que a STP Airways comece a voar, Eugénio Fernandes afirma que o processo está na "recta final", sendo necessários mais 90 dias, até Agosto, até ao lançamento das rotas internacionais.

A EuroAtlantic, detida pelo grupo turístico Pestana e família Metello, ficará com a gestão da STP Airways, apesar de ser minoritária na sociedade, adiantou o mesmo responsável à Lusa.

Os novos sócios são o Banco Equador - criado em 2004 em São Tomé pelos grupos angolanos Mombaka e António Mosquito, cada um com 40 por cento do capital - e a Gias.

De fora deste agrupamento, como já tinha revelado o primeiro-ministro são-tomense em entrevista à Lusa, está a angolana TAAG, que tinha ganho a privatização em parceria com a EuroAtlantic, em Julho de 2007.

O processo foi conduzido pelo ex-ministro dos Transportes e Obras Públicas, Delfim Neves.

Segundo informações divulgadas na altura, a venda de 65 por cento do capital da empresa terá rendido ao Estado são-tomense perto de dois milhões de dólares (1,3 milhões de euros ao câmbio actual).

Tiveram posteriormente início as negociações sobre o modelo de gestão, que foram sendo sucessivamente adiadas ou inconclusivas. Em Dezembro do ano passado, em entrevista à Lusa em Lisboa, o Presidente são-tomense, Fradique de Menezes, já manifestava impaciência, e agora o primeiro-ministro admite haver contactos laterais.

"Não há nenhuma decisão. Pedimos à EuroAtlantic para nos apresentar um projecto e com um calendário bem preciso. Até hoje isso não existe, o Governo não pode estar à espera e está em contacto com outros grupos para encontrar uma solução o mais rapidamente possível", disse o primeiro-ministro Patrice Trovoada à Agência Lusa.

"[Os portugueses da EuroAtlantic] estão na corrida, mas não são os únicos", disse o governante, sublinhando que a angolana TAAG "já não está na mesa" [de negociações].

Questionado pela Lusa quanto ao prazo para concluir as negociações com a EuroAtlantic, Patrice Trovoada respondeu que deverá haver desenvolvimentos até final do seu actual périplo, com Espanha, França e Brasil no itinerário - onde haverá contactos com interessados na STP Airways, admitiu.

Em São Tomé, onde se reuniu este fim-de-semana com outros parceiros e visitou as instalações da companhia, o director comercial da EuroAtlantic afirmou que o processo está "na recta final para depois se apresentar o plano de negócios aos accionistas”.

“Todas as partes que estão nesta parceria estão a fazer tudo para começar a operar rapidamente”, afirmou Eugénio Fernandes, sublinhando que concluída esta fase, são precisos "pelos menos 90 dias para começar as rotas internacionais”.

Justifica este prazo com a necessidade de se cumprir “uma série de tramitações comerciais internacionais” que incluem a divulgação da rota.

O director comercial da EuroAtlantic não adiantou o número de voos semanais para a Europa e para África. Mas garantiu que para Portugal no mínimo um voo por semana será efectuado.

“Tudo vai depender do mercado e do negócio”, disse Fernandes, que já abandonou São Tomé em direcção a Lisboa.

Sublinha o “notório empenho” do grupo Pestana, do EuroAtlantic e dos outros operadores, no desenvolvimento do destino São Tomé” e toma como exemplo o início das operações charter em Junho próximo.

Relativamente a essa operação, Ricardo Rodrigues, director comercial do Grupo Pestana São Tomé, disse à Lusa que esses voos começam no dia 9 de Junho e terminam a 15 de Setembro. Uma operação de três meses em que o Pestana São Tomé pretende transportar para o arquipélago mais de dois mil turistas, num boeing 757 de 190 lugares.

O objectivo é “incentivar o mercado a nível turístico”, disse Ricardo Rodrigues, adiantando que nesta operação charter estão envolvidos cinco operadores turísticos portugueses, nomeadamente Abreu, Mundo-vip, Sol-Tropico, Entremares e Terraafrica.

A STP Airways substituiu no final de 2007 a Air São Tomé, transportadora que tinha como parceiro a TAP Portugal, e que foi extinta depois de em meados do ano passado ter perdido num acidente aéreo o único aparelho de que dispunha.

O grupo Pestana é um dos maiores grupos privados em São Tomé e Príncipe, onde tem investimentos de 35 milhões de euros, incluindo a construção do primeiro hotel de cinco estrelas do país, com abertura prevista para Maio e com 115 quartos.

Em construção está também o complexo turístico Vila Maria com 54 moradias para venda.

Já a funcionar está o Hotel Miramar, com 65 quartos e o Pestana Equador.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Construção de Sites Algarve por NOVAimagem