As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
UE oferece equipamentos solares para bombas de água no interior das ilhas
- 19-Jun-2008 - 14:36


A União Europeia ofereceu hoje a Cabo Verde equipamentos solares destinados a fazer funcionar bombas de água em zonas do interior das ilhas de Santiago e S. Nicolau, no valor de um milhão de euros.


Os equipamentos vão ser utilizados para 30 furos e vão beneficiar milhares de famílias, que podem assim ter acesso a água para consumo e para agricultura, sem preocupação de ter de comprar um gerador (e gasóleo) para fazer funcionar as bombas de água.

Este tipo de equipamento é muito importante para o interior das ilhas, onde não chega a electricidade e onde o acesso a geradores e combustíveis é mito difícil.

Dois painéis solares e todos os outros acessórios, como acumuladores, cabos e mangueiras, fazem parte de cada “kit”, que vão agora ser entregues aos agricultores das duas ilhas.

A União Europeia, através do seu representante na Cidade da Praia, Josep Coll, tem mais cerca de 500 mil euros disponíveis para novos furos e para obras de construção e reabilitação de infra-estruturas hidráulicas complementares.

A entrega dos equipamentos insere-se no Programa Regional Solar, que a União Europeia financia com cerca de três milhões de euros e que se destina a fornecer energia foto-voltaica para bombagem de água (subterrânea ou não) em Santiago e S. Nicolau.

O programa da União Europeia “insere-se também na estratégia do governo de Cabo Verde de apostar nas energias renováveis”, frisou hoje Josep Coll, com a ministra do Ambiente e Agricultura, Madalena Neves, a enfatizar que “Cabo Verde colocou o ambiente no centro da sua política e as energias alternativas são uma prioridade”.

Ainda que o país esteja hoje melhor no que respeita ao acesso a água potável, disse a ministra que “uma das maiores preocupações dos cabo-verdianos é a água”, sendo que estes furos permitirão também fornecer água para a agricultura, outra das áreas em que o país é largamente deficitário.

Em Cabo Verde, disse Madalena Neves, cerca de 90 por cento da população tem acesso a água potável.

O arquipélago sofre de secas prolongadas e mais acentuadas nos últimos anos, tendo no ano passado chovido apenas duas vezes na principal ilha, Santiago, e este ano nenhuma.

A capital do país tem bairros onde a água canalizada não chega há meses, confessando-se a empresa de abastecimento, Electra, impotente para resolver o assunto enquanto não forem adquiridos mais dessalinizadores para a Cidade da Praia.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem