Anuncie no Noticias Lusofonas e promova a sua empresa em todo o mundo de lingua portuguesa
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Entrevista
Rafael Branco renunciou à nacionalidade portuguesa
- 24-Jun-2008 - 19:05


O novo primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Rafael Branco, afirmou hoje que renunciou à nacionalidade portuguesa para poder assumir o cargo, rejeitando as acusações de "fraude constitucional" do anterior titular, Patrice Trovoada.


Em declarações à Lusa em São Tomé, Rafael Branco reagiu hoje às acusações do seu antecessor, garantindo ter renunciado à nacionalidade portuguesa antes de se apresentar como candidato ao cargo de primeiro-ministro.

Contactado pela Lusa a partir de Lisboa, o embaixador português em São Tomé, Américo Madeira Bárbara, confirmou que Rafael Branco "efectuou todas as formalidades para renunciar à nacionalidade portuguesa", sem esclarecer em que data foi apresentado o pedido.

O novo chefe de governo são-tomense afirmou ainda à Lusa "desconhecer" se existem membros do seu governo que são arguidos em processos crime, como também acusou Patrice Trovoada em declarações à Lusa.

"Se existem, deixemos que a justiça faça o seu trabalho, nós não vamos interferir", adiantou o chefe do novo governo de coligação tripartidária Partido da Convergência Democrática (PCD), Movimento Democrático Força da Mudança (MDFM) e Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe/Partido Social Democrata (MLSTP/PSD).

"O senhor Patrice Trovoada sente-se muito magoado por ter perdido o cargo que conquistou através de um processo pouco convincente. Tem alguns compromissos pessoais que só podiam ser resolvidos estando no Governo e agora sente-se frustrado", acusou o primeiro-ministro e líder do MLSTP/PSD.

Patrice Trovoada afirmou em entrevista à Lusa que o novo Governo chefiado por Rafael Branco é resultado de "uma fraude constitucional" e de "um assalto ao poder".

Acusou Branco de ser cidadão português, "o que faz com que constitucionalmente não preencha um dos requisitos fundamentais para o exercício do cargo que avidamente desejou".

O ex-primeiro-ministro, que exerceu funções apenas três meses, disse ter constatado que, no actual Executivo, "há indivíduos que são pura e simplesmente arguidos, há indivíduos que integraram o Governo anterior que foram apelidados de incompetentes pelo actual primeiro-ministro, há ainda pessoas sob as quais pesam suspeitas sérias de corrupção e de aproveitamento dos bem de estado".

Patrice Trovoada recusou o convite do Presidente da República para a tomada de posse de Rafael Branco e seu Governo, em 21 de Junho.

A crise política são-tomense começou com a queda do Governo liderado por Patrice Trovoada, presidente da Acção Democrática Independente (ADI), depois de ter sido aprovada no Parlamento, a 20 de Maio, uma moção de censura interposta pelo MLSTP-PSD, maior partido da oposição, e apoiada pelo PCD, que integrava o Executivo.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Construção de Sites Algarve por NOVAimagem