As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Cabo Verde soma pontos
nas relações com o Brasil

- 14-Jun-2003 - 10:28


Lula da Silva e Pedro Pires acreditam que há muito para fazer e que, por isso, urge deitar mãos a obra


O estreitamento das relações entre o Brasil e Cabo Verde e o reforço da cooperação, principalmente na área da pesquisa, foram alguns dos temas abordados no encontro do presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães, que participou da reunião no Palácio da Alvorada, disse que "foram discutidos temas como a cooperação na formação de pessoal, operações de investimento de empresas brasileiras em Cabo Verde e a situação dos países africanos de língua portuguesa". "Foi uma conversa agradável e amistosa. Houve harmonia de pontos de vista entre os presidentes", destacou o diplomata.


O embaixador de Cabo Verde no Brasil, Luís Dupret, também disse , por seu turno, que "os dois presidentes conversaram sobre a situação internacional, destacando a prioridade no combate à fome; a necessidade de se estreitarem as relações bilaterais e reforço das acções de cooperação já existentes em diversas áreas". Durante o encontro entre os dois presidentes, Pedro Pires convidou o presidente Lula a visitar Cabo Verde em data a definir.

O vice-ministro brasileiro Samuel Pinheiro Guimarães disse que o presidente Lula pretende visitar Cabo Verde quando for ao Senegal, provavelmente no próximo ano.

Antes de se encontrar com o presidente brasileiro, Pedro Pires esteve reunido com o ministro da Cultura, Cristovam Buarque, com quem acordou aspectos ligados ao apoio do governo brasileiro ao desenvolvimento do ensino técnico profissionalizante em Cabo Verde.

O presidente de Cabo Verde esteve ainda no Congresso Nacional, onde foi recebido pelo vice-presidente do Senado, Paulo Paim. O senador informou Pedro Pires que poderá realizar-se uma visita de parlamentares brasileiros a Cabo Verde, seguindo a política externa do novo governo brasileiro de reforçar as relações com a África.

O Brasil pretende aumentar o número de estudantes africanos de língua portuguesa no país, afirmou em Brasília o ministro da Educação do Brasil, Cristovam Buarque. O anúncio foi feito após o encontro do ministro brasileiro com o presidente de Cabo Verde.

Durante o encontro, Cristovam Buarque e Pedro Pires acertaram pormenores referentes ao compromisso do governo brasileiro em apoiar o desenvolvimento do ensino técnico profissionalizante em Cabo Verde.

Cristovam Buarque revelou ainda a intenção de contribuir com a formação de professores de países africanos de expressão portuguesa através de um programa específico nas universidades brasileiras. "Estive diante de um dos grandes revolucionários da África. Ele (Pires) foi o homem que assinou a independência não só de Cabo Verde, mas também da Guiné-Bissau ", disse o ministro brasileiro no final do encontro.

Durante um almoço no Ministério das Relações Exteriores, Pedro Pires voltou a defender um maior intercâmbio entre o Brasil e os países de língua portuguesa.

Pedro Pires, que regressa hoje à Cidade da Praia, foi ao Brasil para participar do Fórum Brasil-África, realizado pelo Itamaraty e pelo grupo de embaixadores africanos no Brasil no início da semana em Fortaleza, no Ceará, na região Nordeste do Brasil.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem