Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Centros de Excelência reforçam integração no plano militar
- 22-May-2009 - 18:18


O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) portuguesas afirmou hoje que Centros de Excelência como o que a comunidade lusófona (CPLP) está a criar apoiam a integração entre os países africanos no plano militar.


“A integração [entre países africanos] é no plano político e económico e ainda não no plano militar. Estes centros (de Excelência) ajudarão, em, sentido lato, no caminho dessa integração e, no plano militar, ajudarão a criar melhores condições para que essa integração seja possível", afirmou hoje à Lusa o general Valença Pinto.

"Não determinarão nada, por si, isso será determinado pela vontade dos países africanos, mas criarão condições de base que tornarão isso mais facilmente acessível”, acrescentou, esclarecendo declarações feitas à Lusa na quinta-feira, quando disse que África se confronta com "muitos desafios e problemas" e que o continente "não está num caminho de integração crescente nos planos regional e sub-regional".

Valença Pinto, que está na Cidade da Praia a participar na XI Reunião do Fórum dos CEMGFA da CPLP, iniciado quinta-feira e que hoje termina, destacou o papel da criação dos Centros de Excelência de Formação de Formadores para Operações de Apoio à Paz no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

“Aquilo que é a nossa visão, que é a realidade, o que sistematicamente apostamos e procuramos contribuir, é que África, estando num processo de crescendo de consolidação política e económica, está simultaneamente num processo de crescente integração regional e sub-regional”, disse Valença Pinto, que lembrou à Lusa o "histórico" das declarações proferidas nesse sentido.

“Afirmar isto com clareza, que África está crescentemente num caminho de integração regional e sub-regional, é um serviço à verdade, um serviço ao esforço muito estimável, muito respeitável e muito útil dos países africanos e é um serviço ao que tem sido o empenhamento português, nomeadamente das Forças Armadas”, acrescentou.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem