Anuncie no Noticias Lusofonas e promova a sua empresa em todo o mundo de lingua portuguesa
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Entrevista
Primeira-Ministra apresenta queixa-crime contra dirigente partidário
- 27-Jun-2003 - 19:22

A primeira-ministra de São Tomé e Príncipe, Maria das Neves, apresentou hoje uma queixa-crime contra o vice-presidente da Frente Democrática Cristã (FDC, partido sem representação parlamentar), Sabino dos Santos, por alegada ameaça de morte.


Em declarações à Agência Lusa, a chefe do governo são-tomense, que acusou o líder partidário de a ter ameaçado de morte, disse que Sabino dos Santos terá ainda que responder por alegados crimes de difamação e injúria em declarações proferidas há dois dias na televisão local TVS.

"Ele disse que vai me caçar a saída da igreja ou colocar bomba no palácio governamental", disse Maria das Neves, tendo adiantado que Sabino dos Santos lhe teria pedido dinheiro e uma parcela de terra em benefício próprio.

Além de ter denunciado que Sabino dos Santos teria recebido dinheiro dado por sucessivos governos de São Tomé e Príncipe, a primeira-ministra disse que "ele quer continuar a receber dinheiro através do governo sem trabalhar".

Na entrevista à TVS, Sabino dos Santos fez várias críticas ao governo de Maria das Neves, tendo exortado a população a exigir a demissão da primeira-ministra.

Contactado pela Lusa, Sabino dos Santos desvalorizou a tomada de posição de Maria das Neves, tendo sublinhado que "ao invés de me levar ao tribunal, seria melhor a primeira-ministra entregar o seu marido (Carlos Quaresma) à justiça belga".

Carlos Quaresma, ex-governador do Banco Central de São Tomé e Príncipe, é o principal envolvido num escândalo financeiro juntamente com dois cidadãos da Bélgica, por emissão de títulos de tesouro do Estado no valor de 500 milhões de dólares.

Apesar de ter sido condenado por um tribunal belga a quatro anos de prisão, Carlos Quaresma encontra-se em liberdade em São Tomé por decisão da justiça são-tomense, que o absolveu, alegando falta de provas neste processo-crime movido há três anos pelas autoridades belgas.

Sabino dos Santos reafirmou a realização na próxima semana de uma manifestação popular contra a acção governativa do executivo de Maria das Neves.

Em Marco de 1988, Sabino dos Santos, que pertencia à ex-Frente da Resistência Nacional de São Tomé e Príncipe, participou numa tentativa sem êxito de um alegado golpe estado contra o antigo Presidente são-tomense Manuel Pinto da Costa.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Construção de Sites Algarve por NOVAimagem