As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
«A economia não atrapalha as relações culturais», diz ministro português
- 10-Jun-2009 - 16:00


O ministro da Cultura português, António Pinto Ribeiro, disse hoje em Luanda à Agência Lusa que o empenho de Portugal no aprofundamento das relações económicas com Angola acaba por ajudar as relações bilaterais que existem na área da cultura.


A importância económica que Angola ganhou para Portugal, não é, para o ministro da Cultura português, um entrave ao reforço das relações culturais porque “a língua é feita de contactos” e “quantos mais contactos existirem, independentemente das razões, mais se fortalece a cultura”.

“Sejam quais forem as razões porque os portugueses vêm a Angola ou angolanos vão a Portugal melhor. Quanto mais razões houver para ir e vir, melhor é para o aprofundamento das relações culturais”, disse.

Pinto Ribeiro defende mesmo que, sem o interesse económico, “não teríamos fundamento para tudo o se faz no âmbito do aprofundamento das relações culturais”.

“As relações culturais e humanas baseiam-se no interesse recíproco dos povos, seja da memória, da procura de coisas novas, criar espaços de liberdade, de criatividade e de destino”, adiantou, deixando claro que no seu entender o facto de Angola ser já o primeiro mercado de exportação para Portugal fora da União Europeia é um dado positivo para o aprofundamento das relações na área da cultura.

Pinto Ribeiro, sublinhando sempre a importância da língua nas relações entre os dois países, lembrou ainda à Lusa que aquilo que Portugal “deixou no mundo de mais fecundo, de mais singular, foi a língua”.

“E daí, o grande investimento feito na língua, que se traduz na reestruturação do Instituto Camões, na criação do Fundo da Língua, no acordo ortográfico, para a consolidação da língua, destacando-se o envio de professores para países onde possam formar e ensinar na área do português”, apontou.

“Temos feito um grande esforço, como a criação do Fundo da Língua, que são muitos milhões de euros, onde já se aprovou um projecto de envio de professores para Angola, ou ainda um projecto de apoio à formação em arquivo”, acrescentou

O Arquivo Nacional de Angola, a Torre do Tombo e o Fundo da Língua vão financiar um curso de gestão de arquivos “para que o Arquivo Nacional de Angola fique dotado de pessoas capazes de fazer esse trabalho”.

O ministro da Cultura de Portugal está em Luanda, Angola, no âmbito das comemorações do 10 de Junho, mas a sua estadia é ainda aproveitada para contactos e discussões no âmbito das relações bilaterais e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

António Pinto Ribeiro está ainda, nesta deslocação a Angola, a analisar com a sua homóloga, Rosa Cruz e Silva, a questão do restauro e reabilitação da Fortaleza de São Miguel, em Luanda, e de todas as outras fortificações costeiras construídas pelos portugueses.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem