As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Mensagem do Presidente e homenagem aos heróis no dia da independência
- 25-Jun-2009 - 12:40


O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, dirige-se hoje à nação e presta homenagem aos heróis nacionais para assinalar a passagem do 34º aniversário da independência do país.


A Presidência moçambicana informou que na manhã de hoje, dia da Independência Nacional, o chefe de Estado vai depositar uma coroa de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos em Maputo. À tarde, vai ler uma mensagem para a Nação, por ocasião da data.

Na mensagem, é hábito o Presidente da República evocar os sacrifícios consentidos pelos heróis da luta armada pela independência contra o colonialismo português.

Lembrar os ideais da unidade nacional, justiça social e igualdade pelos quais lutaram os combatentes da guerra anti-colonial faz também parte da mensagem do Presidente por ocasião do 25 de Junho.

Além das "cerimónias centrais" que serão orientadas pelo chefe de Estado, o Dia da Independência será igualmente marcado por actos públicos dirigidos pelos governadores das 11 províncias moçambicanas.

As habituais idas à praça dos heróis e comícios vão constituir as principais actividades comemorativas do dia 25 de Junho nas províncias. Eventos culturais e desportivos integram também as festividades da maior efeméride de Moçambique.

A independência de Moçambique foi proclamada às 0:00 do dia 25 de Junho de 1975, pelo falecido presidente da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) e primeiro chefe de Estado moçambicano pós-independência, Samora Machel.

A independência seguiu-se à assinatura, a 07 de Setembro de 1974, do Acordo de Lusaka, capital da Zâmbia, entre a FRELIMO e as autoridades portuguesas do período pós-revolução de 25 de Abril, que derrubou a ditadura em Portugal.

O Acordo de Lusaka criou a plataforma para a passagem do regime colonial no território moçambicano para a independência, com a formação de um Governo de transição integrado por membros da FRELIMO e das autoridades portuguesas.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem