Pesquisar |
|
Notícias |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Canais |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Siga-nos no
Receba as nossas Notícias

Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui |
|
Serviços |
»
»
»
»
»
|
|
|
Conversas
no
Café Luso |
|
|
|
Cultura
|
|
Avanços na diplomacia potenciam imagem cultural do país
- 4-Jul-2009 - 13:47
O vice-ministro da Cultura, Cornélio Caley, disse hoje, em entrevista à Angop, que os avanços da diplomacia angolana potenciam igualmente a projecção da imagem e riqueza cultural do país ao nível internacional.
Para Cornélio Caley, Angola é um país que hoje “está na boca de todo mundo”, inclusive em grande potências como os EUA pelo trabalho que tem desenvolvido, não só internamente como ao nível do continente.
Especificamente no que se refere as relações com os EUA, o vice-ministro afirmou esperar que com a visita do ministro das Relações Exteriores de Angola, Assunção dos Anjos, à este país em Maio do corrente ano, as relações culturais passem a ser mais estreitas.
“Estabelecem-se boas relações culturais ai onde a área da diplomacia tenha chegado primeiro”, frisou.
O ex-adido cultural de Angola nos EUA, acrescentou, a título de exemplo o facto de distintos museus americanos apresentarem muita referência sobre figuras históricas angolanas, com destaque para a rainha Njinga, que está presente em três ou quatro instituições, entre as quais o museu da Virgínia.
Por este motivo, argumentou que os dois países poderão cooperar em domínios como o da investigação, formação, museologia, entre outros.
Cornélio Caley disse também que existem investigações muito fortes que provam conexões entre negros americanos e angolanos, como resultado do tráfico negreiro no período colonial.
Por este facto, referiu, interessa ver o que existe nos museus americanos e trabalhar com especialistas deste país.
Porém, acrescentou que ainda não existe nada de concreto, mas que tem havido manifestações de interesse, por parte de particulares americanos, e a realização de diversas visitas de especialistas angolanos a este país.

Ver Arquivo
|
|
 |
|
|
|
|
|
|
|
|