Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Escritores angolanos no congresso internacional de literatura na Bahia
- 10-Sep-2009 - 18:50


Uma de delegação da União de Escritores Angolanos (UEA), chefiada pelo secretário-geral da instituição, Adriano Botelho de Vasconcelos, deslocou-se para o Estado brasileiro de Salvador da Bahia, onde, de 13 à 18 do corrente, participa no XXII congresso internacional de literatura de língua portuguesa. A comitiva integrada também os escritores Manuel Rui Monteiro (foto), Kanguimbo Ananáz, Akiz Neto, Abreu Paxi, Carmo Neto, Lopito Feijó, António Pompílio e Domingas de Almeida, sendo que alguns vão dissertar sobre temas específicos enquanto outros vão debruçar-se sobre as suas obras.


Promovido pela Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa, o encontro tem como propósito o intercâmbio de ideias entre escritores, professores e demais investigadores da literatura lusófona.

Em declarações à Angop, no aeroporto internacional “4 Fevereiro”, em Luanda, o escritor Akiz Neto, que durante o certame vai dissertar sobre “A poeticidade no discurso prosaico de Uanhenga Xitu”, disse que o certame será uma oportunidade para escritores e pesquisadores da CPLP, europeus e americanos aflorarem temáticas candentes no ensino e domínio da literatura escrita em português.

Considerou salutar a cooperação entre escritores da lusofonia, enfatizando que ela necessita de maior apoio a nível institucional para que se dinamize a publicação de livros de diversos escritores de língua portuguesa, sobretudo, no mundo lusófono.

“É necessário que escritores angolanos possam publicar livros em Portugal, no Brasil, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Timor Leste e vice-versa”, sublinhou.

Relativamente à produção literária em Angola, Akiz Neto é de opinião que a União de Escritores, a Nzila, Kilombelombe e outras editoras têm publicado muitos livros nos três últimos anos, porque tem aumentado o número de escritores bem como a qualidade das obras.

“Embora não tenhamos ainda um número desejável de leitores, estamos a realizar feiras do livro e outros eventos, de modo a cultivarmos o hábito pela leitura aos nossos cidadãos”, frisou.

Aconselhou os novos escritores, com realce para a camada juvenil, a aculturar-se cada vez mais, a primar pela investigação, pois “não basta escrever para se tornar escritor”, sublinhou.

Segundo disse, é necessário uma avaliação dos “principiantes” por aqueles que têm maior experiência na arte de escrever, bem como a estreita colaboração entre ambos para se orientar as técnicas literárias a seguir.

Quanto à literatura infantil angolana, Akiz Neto disse ser necessária uma ampla discussão a nível local, pois, a falta de uma crítica assente provoca alguns receios a determinados escritores, impelindo-os a não publicarem as suas obras.

“O número de escritores que escrevem para crianças em Angola ainda é reduzido. Eu tenho aconselhado muitos jovens a iniciarem-se por aí, obviamente acompanhados de perto por escritores experientes”, realçou o poeta e ensaísta.

A comitiva da UEA é integrada também pelos escritores Manuel Rui Monteiro (foto), Kanguimbo Ananáz, Akiz Neto, Abreu Paxi, Carmo Neto, Lopito Feijó, António Pompílio e Domingas de Almeida, sendo que alguns vão dissertar sobre temas específicos enquanto outros vão debruçar-se sobre as suas obras.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem