As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Lusofonia mal colocada no Desenvolvimento Humano
- 5-Oct-2009 - 10:00


Entre 182 países, Moçambique estána 172ª posição e a Guiné-Bissau na 173ª

Continua a falar-se português na cauda do Índice de Desenvolvimento Humano. Moçambique e Guiné-Bissau permanecem entre os últimos do mundo, na 172ª e 173ª posição em 182 países. Timor-Leste também tem uma má classificação, estando na 162ª posição e logo no grupo dos países com um desenvolvimento humano baixo.


Se no ano anterior só Cabo Verde e São Tomé e Príncipe se alinhavam no grupo dos países com um desenvolvimento humano médio, em 2009, Angola junta-se à lista com uma subida de 14 lugares na tabela desde o ano passado, tendo ficado agora na 143.ª posição.

Apesar de uma descida de três posições, Cabo Verde encontra-se no 121.º lugar, a meio da tabela dos países em desenvolvimento, ao passo que a descida de São Tomé deixa o pequeno arquipélago agora a dez posições de Cabo Verde.

O Brasil é o país de expressão portuguesa com melhor performance económica - faz hoje parte do recém-formado Grupo dos 20, como uma das potências económicas emergentes - e ocupa na tabela das Nações Unidas a 75.ª posição do ranking, encontrando-se já na segunda divisão do estudo, a dos países com elevado desenvolvimento humano.

Portugal ocupa a 34.ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano tendo perdido uma posição relativamente ao ano passado. Em todos os indicadores utilizados pela ONU, Portugal encontra-se abaixo da média da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento da Europa (OCDE).

A esperança média de vida à nascença é o indicador em que Portugal mais se aproxima das médias das duas organizações, com um valor igual a 78,6, quando para a UE e a OCDE é de 79 anos de idade. Ao contrário, nos indicadores económicos Portugal distancia-se do valor médio das duas organizações. Em relação ao PIB per capita, se na UE atinge os 29 956 dólares, e na média relativa à OCDE o valor é de 32 647 dólares, Portugal fica nos 22 765 dólares por habitante.

O que é o Índice de Desenvolvimento Humano

O crescimento económico e a riqueza de cada país assumem a mesma importância estatística que os indicadores sociais e culturais do relatório, o que permite uma análise mais completa do desenvolvimento das sociedades.

A esperança média de vida é calculada com base no valor esperado à nascença e resulta também ela num índice mundial.

A educação é um dos indicadores que ajuda à ponderação do índice mundial e contempla a taxa de alfabetização de adultos e a inscrição nos níveis de ensino: primário, secundário e superior.

O conceito de desenvolvimento humano foi fundado pelo Nobel da Economia Amartya Sen e baseia a ideia na avaliação do desempenho de um país através das capacidades e liberdades dos seus cidadãos.

Foi criado pelas Nações Unidas em 1990 e desde então é publicado anualmente um ranking mundial

Cada relatório centra-se num determinado tema de relevância mundial e, em geral, com importância no nível de desenvolvimento. O relatório de 2007 focou a problemática das alterações climáticas.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem