As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Chissano apela a reflexão sobre as causas dos golpes em África
- 11-Jul-2003 - 20:09

O Presidente moçambicano, Joaquim Chissano, apelou a uma reflexão e pesquisa com vista a um apuramento das causas dos conflitos intra-estatais e dos golpes de Estado em África e sobre como fazer com que cessem de uma vez para sempre.


Falando na abertura da II Assembleia dos chefes de Estado e de governo, que decorre desde quinta-feira em Maputo, Chissano defendeu que uma das formas é o envolvimento da sociedade civil nos processos de prevenção de conflitos, de construção da economia e da cultura.

"Saudamos a vontade expressa pela sociedade civil de participar na realização dos programas da União Africana, enriquecendo-os com as suas iniciativas. A inclusividade é um dos maiores factores para a construção de uma cultura de paz, onde cada um participa na produçãao do bem comum", afirmou.

Chissano defendeu que "as desconfianças e rivalidades em África devem ceder lugar aos impulsos de fraternidade e cooperação que devem brotar espontaneamente entre vizinhos unidos pela história e pela cultura e destinados a um futuro comum de prosperidade".

O líder moçambicano, que assumiu a presidência da UA em substituição do Presidente sul-africano Thabo Mbeki, disse que perante os grandes problemas que África enfrenta "podemos ter duas atitudes: ou assumimos o desafio de declarar guerra à marginalização e ao sub-desenvolvimento ou deixamo-nos sucumbir na pobreza e miséria a reboque dos processos políticos e económicos e mundiais".

Considerou que a Nova Parceria para o Desenvolvimento Africano (NEPAD) constitui o manifesto da luta pela libertação económica do continente, fundamental para o combate ao analfabetismo, atraso económico e tecnológico, pobreza, fome, doenças endémicas como HIV/SIDA, malária e tuberculose.

"Ao assumirmos esta iniciatica (NEPAD) devemos ter a plena consciência de que da nossa resposta vai depender o lugar que o nosso continente ocupará no mundo, no presente século", afirmou, sublinhando que "a tarefa que temos diante de nós é monumental. Ela é tão colossal como a obra que iniciaram os fundadores da OUA".

Chissano disse que, à semelhança do que aconteceu há 40 anos aquando da luta de libertação do continente, um ideal que parecia distante e irrealizável mas que que se transformou numa realidade, África deve novamente se unir para a luta pelo seu desenvolvimento económico e social.

"Devemos vencer o sentimento de impaciência e desespero pois isso poderá minar a fé e confiança em nós mesmos e na nossa capacidade de vencermos todos os obstáculos", afirmou o Chefe do Estado moçambicano, salientando que a paz e estabilidade no continente constituem as condições essenciais para assegurar o tão almejado desenvolvimento económico e social.

"Cabe-nos pois a missão de criarmos uma nova imagem e transformar a actual realidade do continente", declarou Chissano, para quem as fronteiras devem ser vistas como pontes de união entre povos.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem