Pesquisar |
|
Notícias |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Canais |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Siga-nos no
Receba as nossas Notícias

Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui |
|
Serviços |
»
»
»
»
»
|
|
|
Conversas
no
Café Luso |
|
|
|
Cultura
|
|
Angola vai participar na reunião de ministros do sector de meteorologia
- 2-Nov-2009 - 18:14
Os ministros responsáveis pelo sector da meteorologia em África irão reunir-se, pela primeira vez, na cidade de Nairobi, no Quénia, de 15 a 19 de Março de 2010, para analisarem assuntos relacionados com os problemas climáticos e meteorológicos no continente.
A informação foi prestada à Angop, em Luanda, por Filipe Domingos Freires Lúcio, alto funcionário da Divisão de Redução dos Riscos de Catástrofes da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), instituição afecta as Nações Unidas e que organiza o encontro naquele país da África Austral.
De acordo com o entrevistado, que em Luanda participou na III reunião anual da Associação de Meteorológica da África Austral (Masa), realizada de 26 a 28 de Outubro, na ocasião os ministros africanos vão aproveitar para discutir os grandes problemas, dificuldades e desafios que a meteorologia vive em África.
“África é um continente que nos últimos 30 anos praticamente registou uma redução da qualidade de observação, o que significa que há menos observação (climática) no continente hoje, comparado com o que havia há três décadas”, sublinhou.
Referiu que o continente será afectado negativamente pelos impactos das mudanças climáticas daí a necessidade urgente dos países africanos.
Adoptarem estratégias para definirem, atacarem e ultrapassarem os grandes desafios que enfrenta em relação a observação climática.
Outro aspecto que será abordado do encontro de Nairobi é a necessidade de se perspectivar a cooperação regional no sector, para que as capacidades existentes, tanto a nível de centros regionais quanto de Estados individuais, possam ser partilhadas.
Segundo o funcionário OMM, a primeira reunião ministerial africana dos titulares do sector irá igualmente facilitar uma melhor articulação das estratégias de cooperação no domínio da meteorologia, com vista a auxiliar o desenvolvimento desta área em todos os países africanos.
Além da reunião dos responsáveis, oportunidade de definição de estratégias comuns de actuação e cooperação, disse, o terceiro elemento a ser atingido pelo fórum tem a ver com a necessidade de desenvolvimento de serviços especiais, para tomada de decisões em sectores sensíveis ao tempo e ao clima, como o caso da agricultura, segurança alimentar, gestão de recursos hídricos, energia, saúde e turismo.
“Tudo isto será discutido na reunião de ministros e esperamos que a mesma seja uma experiencia para que se realizam a nível ministerial fórum regulares, onde os responsáveis possam discutir problemas, assim como avaliar o nível de implementação das questões debatidas em encontros anteriores e o grau de implementação dos projectos”, concluiu.

Ver Arquivo
|
|
 |
|
|
|
|
|
|
|
|