Anuncie no Noticias Lusofonas e promova a sua empresa em todo o mundo de lingua portuguesa
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Entrevista
Clã Eduardo dos Santos soma, multiplica e segue em Portugal
- 5-Nov-2009 - 17:25


Não seria preferível substituir as compras a retalho
e comprar logo todo o país de uma só vez?


Fernando Teles, presidente do Banco Internacional de Crédito (BIC – Américo Amorim e Isabel dos Santos), de Angola, admitiu hoje que existe interesse na aquisição do Banco Português de Negócios (BPN), que será reprivatizado em 2010. Bem vistas as coisas, o clã Eduardo dos Santos é dono de grande parte de Portugal. Não seria preferível substituir as compras a retalho e comprar logo todo o país de uma só vez?


Por Orlando Castro (*)

Em entrevista à Reuters, Fernando Teles admitiu estar «a estudar a possibilidade» de lançar uma oferta pelo BPN, mas sublinhou que o BIC dificilmente estará sozinho na corrida ao banco. «Podemos não ser o único banco angolano a olhar para o BPN», afirmou.

O BIC, que tem entre os seus principais accionistas, Américo Amorim (o homem mais rico de Portugal com uma fortuna avaliada em 3,106 mil milhões de euros) e Isabel dos Santos (filha do presidente angolano cujo clã representa quase 100% do Produto Interno Bruto de Angola), poderá, assim, estar a encarar o BPN como o instrumento ideal para reforçar a sua presença em Portugal, país onde já tem operações.

Os investimentos angolanos no mercado de capitais português, que se restringem aos da Sonangol e de Isabel dos Santos, valiam 1813 milhões de euros no início de Setembro, o que representava três por cento do total da capitalização bolsista do principal índice do país, o PSI 20.

O parceiro de Isabel dos Santos no BIC, Américo Amorim, é dono da maior corticeira mundial e ambos estarão também ligados na maior empresa portuguesa, a Galp Energia.

A Amorim Energia, (titulada por uma entidade offshore, “Esperanza”), que tem mais de um terço do capital da Galp, é participada em 45% pela Sonangol, estando os restantes 55% repartidos por grupo Amorim, Caixa Galicia e duas entidades "offshore" anónimas, que se julga poderem estar ligadas à maior empresária angolana.

Acresce que a petrolífera angolana começou a comprar acções do BCP, detendo já dez por cento o que, ao valor de cotação de 1 de Setembro, valiam 424 milhões de euros. Mais recentemente, Isabel dos Santos, através da Santoro, ficou com os 9,7 por cento do BPI que estavam nas mãos do BCP.

Entretanto, embora isso seja irrelevante para o contexto macro-económico destes negócios, registe-se que 70% dos angolanos passa fome e que 40% dos portugueses para lá caminham.

Igualmente irrelevante é o facto de 45% das crianças angolanas sofrem de má nutrição crónica e de uma em cada quatro (25%) morrer antes de atingir os cinco anos. Em Portugal “apenas” 20% das crianças correm risco sério de pobreza.

No “ranking” que analisa a corrupção em 180 países, Angola está na posição 158. Portugal? Bem, Portugal está numa fase de “face oculta”.

(*) Serviço especial Alto Hama/Notícias Lusófonas


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Construção de Sites Algarve por NOVAimagem