As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura

Declaração final da II Conferência de Quadros da FRETILIN

- 6-Dec-2009 - 10:53


«A II Conferência Geral de Quadros foi convocada pelo Comité Central da FRETILIN para marcar o ponto mais alto do Processo de Reajustamento Estrutural do Partido iniciado em Holarua, Manufahi em Outubro de 2007.»


«A Conferência abordou temas de grande actualidade a saber:

1. A Consolidação das estruturas eleitas da FRETILIN ;

2. Eleições Autárticas;

3. Marcha de Paz;

4. Renúncia de Mandato do Parlamento Nacional;

Os conferencistas foram unânimes em defender a necessidade de se continuarem os trabalhos de edificação de estruturas de apoios às estruturas eleitas da FRETILIN como forma de se consolidarem às vitórias alcançadas com o processo de Reajustamento Estrutural e meio de crescimento imparável para vencer todos os desafios do futuro.

Assim, todo o esforço de consolidação deve ser feito no sentido de se garantir a solidez das estruturas e eficiência nos trabalhos do Partido a todos os níveis.

No tocante às Eleições Autárticas, os conferencistas consideram ser necessário definir com clareza o perfil dos candidatos e seleccionar os mesmos de modo a não abrir portas para duplas candidaturas de membros do Partido. Assim, a Conferência adoptou uma Resolução esclarecedora da posição dos conferencistas sobre a matéria.

No que se refere à Marcha de Paz, considerou-se ser necessário adequar o conceito estratégico à conjuntura actual. Os Conferencistas mantêm a posição de se realizar a Marcha. Mas consideram ser necessário redifinir o formato e envolver às estruturas locais da FRETILIN na elaboração do mesmo. Propostas completas das estruturas locais sobre a material deverão dar entrada no Secretariado Nacional até 31 de Janeiro de 2010.

Quanto ao conceito, os conferencistas consideram que a situação actual é já deveras diferente da de Outubro de 2007.

Assim, considerou-se que a verdadeira paz só é possível com a mudança das mentalidades, o abandono da cultura da violência e a criação de uma nova dinâmica geradora da cultura de paz. Para isso, é necessário pôr fim a injustice de 2006/2007 que permitiu a instalação do Governo inconstitucional da AMP. Por isso, a verdadeira paz só se consegue edificar com uma vitória total da FRETILIN sobre a AMP. Face a necessidade de se iniciar esta dinâmica de Vitória, os Conferencistas decidiram abraçar o conceito estratégico de MARCHA DA VITÓRIA, conceito mais abrangente que inclui a definição de metas e objectivos claros a serem atingidos nos trabalhos de consolidação.

No tocante à renuncia de mandato do Parlamento Nacional, a Conferência considera ser necessário manter esta vertente de combate como forma de reafirmar uma linha de coerência na posição da FRETILIN. Contudo, os conferecistas, conscientes da importância desta frente, aconselham maior ponderação de modo a não se usar este instrumento isoladamente de todas as outras formas de Luta contra o Governo de facto da AMP. A renúncia só se fará no momento certo como um acto ultimo e necessário para provocar eleições antecipadas.

A Luta Continua!

A Vitória é Nossa!

Viva a FRETILIN!

Dili, 6 de Dezembro de 2009.

Francisco Guterres “LU OLO”
Mari Alkatiri»


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem