Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Há 13 anos que o NL dá novos mundos à Lusofonia
- 13-Jan-2010 - 16:29


Foi em 1997 que pela primeira vez o Notícias Lusófonas deu corpo e alma a todos aqueles que, por esses mundos, sentem, amam e sofrem em português

O Notícias Lusófonas (NL) nasceu há 13 anos. Ainda pouco se falava de Lusofonia quando, em finais de 1996, o António Ribeiro decidiu criar, na Internet, um espaço privilegiado para a comunicação entre todos os falantes da língua de Camões (hoje perto de 250 milhões), independentemente do local de habitação. Pouco depois nascia o NL.


Por Noberto Hossi

Para fazer um balanço, seja lá o que isso for, o NL convidou três dos muitos colaboradores que passaram cá pela casa e que, por sinal, continuam a dar o litro pela causa. Sem tirar nem pôr, aqui ficam os testemunhos de Eugénio Costa Almeida, Jorge Eurico e Orlando Castro.

13 ANOS É OBRA!

Por Eugénio Costa Almeida

13 anos costuma ser o início da adolescência nos jovens! Mas num órgão de informação social essa provecta idade, porque 13 anos num órgão de Comunicação Social é uma idade já interessante, já não é mais uma idade de adolescência, significa a confirmação que o carácter do órgão em causa conseguiu manter alta as expectativas criadas no seu nascimento junto dos seus leitores.

Porque 13 anos, num órgão informativo, só acontecem quando a qualidade e a sobriedade estão juntas e continuamente inseparáveis.

E isso acontece diariamente com o Notícias Lusófonas que, 13 anos passados, continua a cumprir com a sua obrigação e com os parâmetros que levaram António Ribeiro meter-se nesta enorme empreitada que é a sua manutenção no éter netiano.

Para mim foi e continua a ser uma honra estar entre aqueles, Jornalistas que o são, que me acolhem no seu seio ajudando-me a ser melhor e a melhor compreender o meio comunicacional.

13 anos são, por norma uma idade difícil na vida de um jovem que sai das brincadeiras de pós-pós e dos desenhos animados e entra na vida dos livros, das complexas PSP, na descoberta dos pares contrários, no achamento da vida.

Mas num órgão de informação, 13 anos são a manifestação clara que o carácter, a segurança, as dissemelhanças, as dicotomias, e a liberdade aliadas Ás já referidas qualidade e sobriedade não são palavras vãs e continuam a ter sentido.

E quando esse órgão é de acesso livre e gratuito mais importante se tornam os 13 anos!

Por isso, ao Notícias Lusófonas e ao seu criador, bem assim, aos seus Director e Jornalistas principais o meu obrigado pelo apoio e a abertura que me têm oferecido.

E venha muitos mais anos!

HÁ MAIS DE SEIS QUE POR AQUI ANDO

Por Jorge Eurico

Permitam-me a inexactidão, pois já lá vão alguns anos (mais de seis, creio) desde que o experimentado e ínsigne jornalista Jorge Castro (não tem nada a ver com Fidel Castro e o irmão, trata-se apenas de coincidência nominal) convidou-me, enquanto chefe de Redacção, a ajudar a desfraldar a bandeira deste projecto editorial, que tem como título sugestivo "Notícias Lusófonas (NL)".

Na altura, Jorge Castro disse-me que o NL tinha, essencialmente, como escopo dar voz aos mais humildes dos descamisados que, nos PALOP em particular e na CPLP em geral, vêem sempre cortada a raiz do seu pensamento e, concomitantemente, cerceadas as suas liberdades.

Disse mais: Era preciso (urgentemente mesmo) preencher o vazio confragedor e a ignorância militante que existia (ainda existe) no seio da Comunicação Social portuguesa relativamente ao que se passa(va) na "África Portuguesa" e no seio das comunidades lusófonas espalhadas pelos quatro cantos do mundo. Por isso gostaria de contar com o meu modesto concurso.

Aceitei, com todo gosto e prazer, o convite para fazer parte da equipa do NL, então capitaneada pelo Jorge Castro.

Treze anos são passados desde a existência do NL. Quando abracei este projecto ele já ía no seu Zénite. Já era visitado por cinco mil leitores por dia. É, nos dias que correm, sem dúvidas um projecto editorial de sucesso. Os indicadores de sucesso (o número de visitas/dia) falam por si.

Treze anos não são, como é evidente, treze dias. São, isto sim, treze anos de uma saudável aventura que estão acima de quaisquer motivações políticas (in)confessas.

São treze anos a reportar o que de mais importante se passa no mundo lusófono.

São treze anos de incompreensões, amizades, inimizades, carinho e coragem que os leitores nos vão transmitindo. São treze anos de um trabalho que,infelizmente, não tem contado com o apoio de nenhuma força política de Luanda, Brasilia, Praia, Maputo, Bissau, Príncipe e de outras latitudes onde haja falantes de Língua Portuguesa.

São treze anos de um Jornalismo sério, independente e rigoroso, que conta apenas com o concurso de colaboradores sempre prontos como o jornalista e Historiador Orlando Castro, do Mestre em Relações Internacionais Eugénio Costa Almeida e de tantos outros, anónimos, que, com actos, palavras e omissões têm ajudado este navio (o NL) - cujo timoneiro é António Ribeiro - a sulcar as águas da Informação da Lusófonia.

O “MALUCO” QUE COMANDA O PORTA-AVIÕES

Por Orlando Castro

O António Ribeiro é o «maluco» que aguenta o barco, eu diria porta-aviões, que dá pelo nome de Notícias Lusófonas e que em 2010 entra no 13º ano de vida. É obra. É sim senhor!

Entre outros navios da esquadra, o Notícias Lusófonas está há 13 anos a descobrir novos mundos e a dar novos mundos ao Mundo da Lusofonia. É obra. Ou melhor, seria obra premiada se a Comunidade da Países de Língua Portuguesa, por exemplo, soubesse a diferença entre a força da razão e a razão da força...

Ou seja, como escreveu o maior dos maiores (Luís de Camões) «De África tem marítimos assentos/É na Ásia mais que todas soberana/Na quarta parte nova os campos ar/E se mais mundo houvera, lá chegara!».

Pena é que os ilustres protagonistas dos areópagos políticos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (alguém sabe o que isso é?) não queiram ver o contributo ímpar que o António Ribeiro tem dado à Lusofonia.

Mas, pelo contrário, os leitores do Notícias Lusófonas estão atentos. Ainda pouco se falava de Lusofonia quando, em finais de 1996, o António Ribeiro decidiu criar, na Internet, um espaço privilegiado para a comunicação entre todos os falantes da língua de Camões (hoje perto de 250 milhões), independentemente do local de habitação.

Mercê do apoio dos visitantes e sempre atento às suas aspirações, o António Ribeiro, com o seu Portugal em Linha, foi desenvolvendo novas secções e novos serviços.

Mas faltava ainda algo que, mesmo noutros serviços ou jornais existentes, ainda não estava concretizado: Um espaço de notícias para toda a Comunidade Lusófona.

Assim, em 1997, nascia o Notícias Lusófonas. Desde essa data publicou, primeiro mensalmente, depois quinzenalmente e, por fim - sempre respondendo às solicitações dos leitores - semanalmente, uma súmula de notícias acerca do que ia acontecendo um pouco por todas as Comunidades Lusófonas.

Sempre animado da sua velha (mais sempre nova) paixão pela Lusofonia, o António Ribeiro resolveu renovar o Notícias Lusófonas e fazer - uma vez mais - o que não existe em toda a Comunidade Lusófona: um jornal (digno desse nome) online com notícias dos vários países lusófonos e das comunidades lusófonas espalhadas pelo mundo, com actualização dinâmica e diária, contendo ainda entrevistas e artigos de opinião.

Já que os países da CPLP têm dificuldade em agradecer a todos (e não são assim tantos...) os que levam a carta a Garcia, premiando com extrema facilidade todos aqueles (e são cada vez mais...) que a deitam na primeira valeta que encontram, eu continuo a dizer Obrigado António.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem