As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Viana do Castelo e a Fundação
de Serralves assinam protocolo

- 23-Feb-2010 - 18:32


Iniciativa irá desenvolver um conjunto de acções nas áreas das artes, da arquitectura, do ambiente e das indústrias criativas

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e o responsável máximo da Fundação de Serralves, Luís Braga da Cruz, assinaram hoje o protocolo que irá permitir a Viana do Castelo integrar a Fundação como Câmara Fundadora.


A iniciativa irá facultar o desenvolvimento de um conjunto de acções nas áreas das artes, da arquitectura, do ambiente e das indústrias criativas, transformando Viana do Castelo (Portugal) “numa cidade da cultura contemporânea”.

Numa cerimónia onde marcaram presença os produtores culturais do concelho, Braga da Cruz destacou o intuito de “descentralização cultural” da Fundação, considerando Viana do Castelo “um município que se interessa pela cultura contemporânea”. “Viana do Castelo já é uma cidade da cultura, sobretudo tradicional a que se junta agora a contemporânea” sublinhou ainda o responsável.

Já para o autarca, em causa está a concretização de três objectivos: “A aposta na cultura, na tradição cultural e na criação de oportunidades para os jovens”. Satisfeito com a assinatura do protocolo que possibilitará a Viana do Castelo aceder a uma instituição de referência internacional, José Maria Costa anunciou ainda o lançamento de uma Bienal de Artes e Design, que contará com o estreito apoio da Fundação.

O Protocolo:

A Fundação de Serralves é uma instituição de utilidade pública de que são Fundadores, entre outros, o Estado, e um importante conjunto de entidades, singulares e colectivas, que representam a iniciativa privada e a sociedade civil e as autarquias.

Tem como objectivos principais a promoção de actividades culturais no domínio das artes e onde se destaca a actividade desenvolvida no Museu de Arte Contemporânea, que já alcançou uma importante projecção internacional e tem desempenhado um papel fundamental na vida cultural do país, com forte relevância socioeconómica.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, por seu lado, pretende proporcionar à população uma oportunidade de ampliar hábitos culturais e um contacto mais próximo com as manifestações artísticas e os criadores portugueses e estrangeiros de maior relevância.

Enquanto Câmara Fundadora, a autarquia passa assim a ter “regalias” como a organização anual de uma grande exposição de arte contemporânea, entradas gratuitas para crianças e jovens estudantes e residentes com idade superior aos 65 anos, a organização de visitas guiadas gratuitas, a colaboração com as escolas em programas pedagógicos e a participação especial em eventos da Fundação de Serralves, entre outras.

Trata-se de um conjunto de iniciativas que promovam a cultura contemporânea e a sensibilização ambiental nas áreas das suas atribuições institucionais, bem como beneficiar das competências especializadas da Fundação de Serralves.

A Câmara de Viana do Castelo e a Fundação de Serralves poderão ainda colaborar em iniciativas como a formação pedagógica de agentes, a organização de estágios de formação, a prestação de consultadoria na área da arte contemporânea, a realização de cursos de gestão cultural, a organização de acções de sensibilização, programas de inclusão social ou o apoio técnico na área museológica e ambiental.

Com a assinatura do presente Protocolo de Cooperação, a Fundação de Serralves e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, vão fomentar um projecto de promoção e divulgação cultural e ambiental tendo em vista a aproximação das populações às linguagens da produção cultural contemporânea e à sensibilização ambiental, bem como à importâncias da Inovação e Criatividade no desenvolvimento económico e social.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem