As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura

Orgia colectiva no reino lusitano

- 4-Mar-2010 - 17:00

O presidente do Sindicato dos Jornalistas portugueses, Alfredo Maia, reiterou hoje no Parlamento que a decisão da administração da TVI de extinguir o "Jornal Nacional" de Sexta foi "ilegítima e ilegal". Os interesses instalados e repartidos às segundas, quartas e sextas pelo PS; às terça, quintas e sábados pelo PSD e ao domingo, quando não é só descanso, pelo CDS, não vão deixar que se saiba o que eles entendam que se não deve saber.


Por Orlando Castro

Mas, afinal, o "Jornal Nacional" de Sexta acabou mesmo? Não será apenas boato ou mais uma variante de uma qualquer campanha negra? Não será uma estratégia de marketing? Ou, talvez, uma forma de mostrar ao mundo como é a ética de alguns dos deputados que integram a Comisssão de... Ética?

Se o actual director de informação da TVI, Júlio Magalhães, diz: “Era indiscutível que era um jornal bem feito, com boas reportagens, bem investigado, com bons convidados”, acho que tudo isto não passa de uma brincadeira.

"Não é legítimo de maneira nenhuma. A administração não pode em circunstância alguma interferir nessa matéria", disse hoje Alfredo Maia aos deputados da Comissão Parlamentar de Ética, Sociedade e Cultura quando questionado sobre a extinção do jornal coordenado e apresentado pela jornalista Manuela Moura Guedes.

"As justificações dadas na altura pela administração da TVI foram as mais desastrosas. Primeiro alegaram razões económicas e depois a uniformização dos telejornais da estação. A uniformização é da exclusiva competência do director. E se a administração não gosta do director, então demita-o", afirmou Alfredo Maia.

Durante a audição, Alfredo Maia disse aos deputados estar "muito expectante" com o resultado dos trabalhos da comissão parlamentar onde está a ser ouvido e recordou que o SJ sempre defendeu que "uma comissão de inquérito seria o instrumento adequado no sentido de apurar os factos e responsabilidades [quanto a um alegado plano do Governo para controlar os media]".

Alfredo Maia continua (pelo menos no que lhe interessa) a ser ingénuo. Nem esta comissão folclórica nem uma que seja de inquérito vai apurar seja o que for. Os interesses instalados e repartidos às segundas, quartas e sextas pelo PS; às terça, quintas e sábados pelo PSD e ao domingo, quando não é só descanso, pelo CDS, não vão deixar que se saiba o que eles entendam que se não deve saber.

Concluirão, eventualmente, que o pilha-galinhas deve apanhar uns anitos de cadeia, mantendo o dono do aviário todos os privilégios inerentes à razão da força comprada nos mais reles prostíbulos do reino.

Não deixa, contudo, de ser agradável ver a vocação histriónica de muitos deputados e de muitos dos depoentes. O circo (sem ofensa para este) é mesmo assim: todos a monte numa orgia colectiva. A bem, é claro, da nação...

04.03.2010
orlando.s.castro@gmail.com
http://altohama.blogspot.com
http://www.orlandopressroom.com


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem