As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura

MIL reage a notícias sobre alegada «fratura» nos órgão dirigentes

- 14-Mar-2010 - 13:39


«1. Os órgãos de comunicação social portugueses deram este fim-de-semana um grande eco a uma notícia da Lusa a respeito do MIL: MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO. Consideramos esse grande eco algo de inteiramento proporcionado ao nosso grande dinamismo – quer em iniciativas, quer em propostas, quer em tomadas de posição.»


«2. Inteiramente desproporcionado foi, contudo, o teor da notícia da Lusa ao falar de uma alegada “fratura” no seio dos órgãos dirigentes do MIL por causa do nosso apoio à candidatura presidencial do Doutor Fernando Nobre – apenas uma das muitas posições que temos assumido.

3. Para que não restem dúvidas, esclarecemos: o apoio do MIL à candidatura presidencial do Doutor Fernando Nobre não foi uma decisão que tenha gerado unanimidade (o que, de resto, quase nunca acontece), mas não gerou qualquer “fratura” – gerou, tão-só, a substituição de um membro do nosso Conselho Consultivo, constituído por 25 pessoas. Falar pois de uma “fratura” a propósito da substituição de uma pessoa no universo de 25 é algo de inteiramente desproporcionado. Se a pessoa substituída nos merece a maior consideração, todas as outras pessoas que integram os nossos órgãos merecem-na igualmente em não menor medida.

4. Quanto ao que realmente importa, decidimos, de facto, apoiar a candidatura presidencial do Doutor Fernando Nobre – por duas razões, essencialmente:

- em primeiro lugar, porque, tal como disse o próprio Doutor Fernando Nobre na Apresentação da sua Candidatura, “Portugal precisa de um Presidente que venha verdadeiramente da sociedade civil, que seja independente, que nada precise da política e que conheça bem o país e o mundo”. Para mais, nesta situação de grave crise estrutural em que vivemos;

- em segundo lugar, porque o Doutor Fernando tem desde há muito defendido o reforço dos laços entre os países lusófonos – não só no plano cultural, mas também social, económico e político, tendo em vista a criação de uma verdadeira Comunidade Lusófona, no aprofundamento da CPLP: objectivo maior do MIL. A nosso ver, de resto, só essa reorientação estratégica de Portugal poderá dar resposta a essa situação de grave crise estrutural.

5. Um dos princípios e objectivos do MIL é o de “regenerar a democracia em Portugal” (cf. “Declaração de Princípios e Objectivos do MIL”, V) – por isso, por exemplo, lançámos, há poucos meses, uma Petição em defesa das candidaturas independentes à Assembleia da República (decerto, uma posição tão “política” como esta).

Porque não estamos ligados a nenhum partido, decidimos apoiar uma candidatura que é assumidamente supra-partidária.

Sendo esta a posição institucional do MIL, e porque valorizamos em máxima medida a Liberdade – ao contrário, precisamente, dos Partidos, sempre prontos a declarar a “disciplina de voto” –, respeitaremos quem, no âmbito do nosso movimento cultural e cívico, não nos acompanhar nesta posição.

Lisboa, 14 de Março de 2010

MIL: MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO»


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem