As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Combustíveis passam a ser mais caros a partir de amanhã, quarta-feira
- 23-Mar-2010 - 23:00


Os preços dos combustíveis vão aumentar em Moçambique a partir de quarta-feira, uma medida que visa ajustar a tarifa à nova realidade no mercado internacional, anunciou hoje o ministro moçambicano da Energia, Salvador Namburete.


Segundo a tabela, a gasolina e o petróleo de iluminação vão aumentar em 15 por cento, passando, o primeiro, de 23,10 meticais (MT) o litro, para 26,57 MT (de 53 para 62 cêntimos), enquanto, o último, passa a custar 17,92 MT contra os 15,58 MT (de 34 para 41 cêntimos).

O petróleo de iluminação é o combustível usado pela maioria dos moçambicanos pobres, sobretudo residentes nas zonas rurais, regiões que albergam 82 por cento dos 21,8 milhões de habitantes.

O gasóleo, derivado usado pelos transportadores semi-colectivos de passageiros, utilizado por grosso dos moçambicanos, passa a custar 24,70 MT o litro (57 cêntimos), contra 22,45 MT (50 cêntimos), representando um aumento de 10 por cento.

O gás de cozinha, cujo preço não era ajustado há mais de um ano, passa agora a custar 42,77 MT o quilo (98 cêntimos), um aumento de 4,5 por cento.

Salvador Namburete fez o anúncio das novas tarifas hoje no final da 10ª sessão do Conselho de Ministros.

“O Governo entende que é chegado o momento de os cidadãos também contribuírem, pagando um preço cada vez mais próximo do real, em função do combustível que consomem”, disse o ministro moçambicano da Energia.

A proposta do Plano Económico e Social (PES) para 2010, e que carece de aprovação pelo Parlamento moçambicano, refere que as principais bolsas de valores e organismos internacionais mostram previsões de alteração em alta no preço dos combustíveis em 2010.

“Esta situação gerará um agravamento nos custos de produção e de transporte de mercadorias, pressionando inflação do lado da oferta de bens e serviços”, indica o documento.

Namburete prometeu, contudo, que as autoridades moçambicanas “continuarão a proteger os sectores mais necessitados” através de subsídios ao gasóleo, no âmbito da modalidade acordada com os operadores do transporte semicolectivo de passageiros, especialmente das zonas urbanas.

Em agosto do ano passado, ano de eleições, o Governo decidiu compensar as gasolineiras pelos prejuízos que pudessem acumular devido ao não agravamento dos preços dos combustíveis no país.

Hoje, o presidente do da Federação Moçambicana dos Transportadores Rodoviários (FEMATRO) Rogério Manuel, apelou à “tranquilidade” dos utentes dos transportes semi-colectivos, afirmando que “não vão ser penalizados”.

“O acordo com o Governo continua válido”, disse Rogério Manuel em comunicado.

O executivo de Maputo anunciou ainda a redução em 50 por cento do Imposto de Combustível na taxa sobre o gasóleo para os sectores da agricultura (tratores e autocombinadas), indústria mineira, o da geração da corrente nos distritos não contemplados pela rede nacional, pescas artesanal, semi-industrial e industrial.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem