Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Incidentes militares levam ao cancelamento da festa dos 14 anos da RDP-África
- 2-Apr-2010 - 19:25


Os incidentes militares de quinta-feira na Guiné-Bissau motivaram o cancelamento da festa para assinalar o 14º aniversário da RDP-África, disse hoje à Lusa, em Bissau, o director da estação, Jorge Gonçalves.


“Decidimos cancelar a festa por razões óbvias e naturais. Nós vínhamos para aqui com o sentido de celebrar, sinalizar o nosso profundo reconhecimento pela evolução política e institucional da Guiné-Bissau”, afirmou Jorge Gonçalves.

A festa da RDP-África que iria acontecer no sábado na Praça dos Heróis Nacionais foi também adiada em sinal de respeito pelo país que, segundo Jorge Gonçalves, não tem motivos para estar em festa.

“Por uma razão de respeito pela evolução natural da vida interna, por uma questão de segurança, não seria razoável colocar milhares de pessoas na Praça dos Heróis Nacionais quando há uma perturbação institucional com alguma gravidade”, disse o director da RDP-África.

“Não existe neste momento um clima emocional que favoreça a realização de uma festa, de um espectáculo que pretendia ser fundamentalmente de alegria. Não há condições objectivas para isso, decidimos cancelar”, frisou o responsável do canal/rádio africano da Rádio e Televisão de Portugal.

Jorge Gonçalves explicou que a festa de sábado seria um reconhecimento pelo carinho que os guineenses têm dispensado à RDP-África.

A festa seria “para sinalizar o nosso reconhecimento pela adesão e o carinho que os guineenses têm dedicado à RDP-África ao longo destes 14 anos da sua existência, mas os acontecimentos de ontem [quinta-feira] não facilitam que continuemos com esta iniciativa”, defendeu.

O director da RDP-África disse que nada indicava que poderia haver qualquer elemento que iria perturbar a iniciativa, uma vez que não tiveram indicações nesse sentido, nem em Lisboa nem em Bissau, onde se encontra uma equipa de quatro profissionais da estação.

O responsável lamentou, contudo, o esforço que foi despendido pelo grupo RTP-África no seu todo, já que tanto a televisão como a rádio fizeram várias diligências no sentido da realização da iniciativa que agora se gorou.

“Tivemos um esforço enorme, as pessoas não imaginam o esforço e o trabalho que foi necessário para montar esta iniciativa. Desde a contratação de uma empresa no Senegal para a vinda do som de luz, porque não há aqui na Guiné, até à vinda de quase uma tonelada de material da televisão, da RTP, para se fazer um espectáculo, e a deslocação de equipas técnicas”, sublinhou Jorge Gonçalves.

Da RTP vieram nove pessoas e da RDP quatro elementos, disse.

Jorge Gonçalves explicou ainda que já em Bissau a organização desenvolveu contactos com diversas instituições, políticas, empresariais e culturais.

“Mobilizámos as crianças da aldeia SOS para cantarem o hino da RDP-África. Contactamos instituições para estarem presentes num ‘talk show’ televisionado, desde o Presidente da República, primeiro-ministro, secretário executivo da CPLP, presidente da Câmara do Comércio, Indústria e Agricultura, gente de cultura e das associações”, afirmou.

“Ficamos imensamente frustrados, depois de todo este esforço, de não conseguirmos pôr de pé este espectáculo. Eu acho que o povo da Guiné merecia que se sinalizasse e com a RDP-África este novo ciclo do país, merecia mas não foi possível”, concluiu Jorge Gonçalves.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem