Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Os três principais revoltosos e as origens da crise
- 24-Jul-2003 - 14:30

A Junta de Salvação Nacional, que tomou o poder durante uma semana em São Tomé e Príncipe, foi idealizada por dois militares e um civil, mas a liderança era detida por um dos militares mais populares do arquipélago.


Segundo a revista de actualidade africana publicada em Paris "Jeune Afrique-Le Intelligent", o major Fernando Pereira, 40 anos, formado na Academia Militar de Lisboa, não tem a reputação de golpista e não participou no único e efémero golpe de Estado de Agosto de 1995.

Na ocasião, um grupo de militares sublevou-se e investiu contra o "Palácio Cor-de-Rosa", sede da Presidência são-tomense, onde retiveram, por alguns dias, o então presidente Miguel Trovoada.

Fernando Pereira é também apreciado, segundo aquela revista, pelos oito Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), sobretudo por já ter dirigido as unidades da força de manutenção de paz da própria comunidade.

A sua notoriedade interna acentuou-se a 24 de Abril de 2002, quando denunciou publicamente as más condições de vida nos quartéis, os seis meses de salários em atraso nas Forças Armadas e o equipamento obsoleto existente no país.

A partir daí, tornou-se na "voz" dos militares são- tomenses e as suas reivindicações, baseadas sobretudo no incumprimento das promessas feitas na sequência da sublevação de 1995, começaram a incomodar cada vez mais o poder.

A 15 de Junho último, perante a falta de resposta das autoridades governamentais, redige um caderno de reivindicações e endossa-o directamente ao chefe de Estado, Fradique de Menezes, e à primeira-ministra, Maria das Neves.

Mais uma vez é confrontado com a falta de resposta e, na noite de 15 para 16 deste mês, passa das palavras à acção, tendo em conta a necessidade de evitar os erros cometidos na sublevação de 1995, quando os militares avançaram para o Palácio Presidencial na presença de Trovoada.

Desta forma, no dia seguinte ao da partida de Fradique de Menezes para a Nigéria em visita particular, dá corpo ao golpe, depois de ter planeado todos os pormenores com os restantes dois ideólogos, Arlécio Costa e Sabino dos Santos, respectivamente presidente e vice-presidente da Frente Democrática Cristã (FDC, partido sem representação parlamentar).

Arlécio Costa tem um percurso mais atribulado. Antigo elemento do célebre "Batalhão Búfalo", unidade de efectivos angolanos, moçambicanos e são-tomenses do exército sul-africano activa durante o regime de segregação racial ("apartheid"), serviu nomeadamente sob as ordens de Jonas Savimbi (UNITA) em Angola.

Por outro lado, foi também um dos envolvidos na tentativa de degolar a SWAPO, do actual presidente namibiano, Sam Nujoma, antes da independência da Namíbia, em 1990, e pertenceu às forças de segurança da "empresa de mercenários" sul-africana "Executive Outcomes".

Sabino dos Santos, porta-voz da Junta de Salvação Nacional, formou-se em Libreville, no Gabão. Em 1990, na sequência da abertura política no país, criou a FDC, partido que jamais conheceu qualquer sucesso eleitoral.

Mas foi a FDC quem tentou promover, nas semanas que antecederam o golpe, uma contestação de rua que, contudo, nunca viria a concretizar-se.

A FDC apelara a uma greve geral para tentar afastar o governo da primeira-ministra, Maria das Neves, e, ao mesmo tempo, derrubar o presidente Fradique de Menezes.

No entanto, depois de uma conversa com os principais partidos políticos, Fradique de Menezes conseguiu convencê-los a evitar esse tipo de manifestações, facto que levou os golpistas a darem o passo em frente.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem