As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
MpD exige cumprimento da lei na realização do recenseamento no estrangeiro
- 15-Apr-2010 - 18:01


O Movimento para a Democracia (MpD, oposição) afirmou hoje que inviabilizará soluções que violem a Lei da Nacionalidade para efeitos de recenseamento na emigração, com vista às eleições legislativas e presidenciais.


O recenseamento eleitoral na diáspora cabo-verdiana, previsto para começar em Março, foi adiado várias vezes porque MpD e Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) ainda não consensualizaram questões essenciais, como a nomeação das comissões de recenseamento, tarefa que cabe ao Parlamento.

Em conferência de imprensa, o deputado do MpD Eurico Monteiro garantiu que o seu partido vai apoiar todas as soluções que facilitem o início do processo de recenseamento de cabo-verdianos no estrangeiro, “mas desde que estejam em conformidade com a lei”, nomeadamente à Lei da Nacionalidade.

O deputado da oposição sublinhou que existem casos de pessoas a quem, no pressuposto de que teriam nacionalidade cabo-verdiana, foram emitidos documentos mas que, afinal, não possuem nacionalidade.

“Não se pode agora vir a considerar que são cabo-verdianos”, sustentou.

Eurico Monteiro disse ainda que existem divergências entre os dois maiores partidos na questão da localização das comissões de recenseamento no estrangeiro.

A proposta do MpD é que as comissões de recenseamento sejam constituídas também nos países onde não haja representação diplomática cabo-verdiana.

“Defendemos que, em todos os países onde haja presença significativa de cabo-verdianos, mesmo que não haja representação diplomática, deve haver uma comissão de recenseamento. Mas pensamos que esse problema será ultrapassado na próxima sessão parlamentar”, marcada para 22 deste mês, adiantou.

O presidente do MpD, Carlos Veiga, acompanhado de alguns deputados, esteve de 13 a 15 deste mês no Senegal para contactos com a comunidade cabo-verdiana residente, depois de, em Março, ter visitado a Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

As visitas, segundo o deputado, decorrem da necessidade de se possibilitar ao maior número possível de cabo-verdianos as condições de participação nas eleições legislativas e presidenciais.

“O nosso objectivo essencial é que, em tese, todos os cabo-verdianos possam votar nas próximas eleições. Para isso, é necessário massificar a participação no recenseamento, porque só assim se consegue a plena integração política, económica e cultural da comunidade cabo-verdiana residente no estrangeiro”, destacou.

Eurico Monteiro afirmou que, nos próximos tempos, o MpD vai continuar a fazer uma ronda pelos países onde vivem cabo-verdianos, contactos que devem ser intensificados durante o período de recenseamento eleitoral.

Segundos os dados do último recenseamento eleitoral, que permitiu a realização das legislativas e presidenciais de 2006, o total de eleitores cabo-verdianos residentes no estrangeiro é de 28.004, representando 10,76 por cento dos 260.126 inscritos.

A importância do voto dos imigrantes tem sido decisiva na escolha dos novos poderes do Estado, sobretudo para a Presidência da República, pois permitiram eleger e reeleger Pedro Pires nas duas últimas eleições, realizadas em 2001 e 2006.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem