Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Falta de financiamento compromete fórum da Educação em Maputo
- 21-Apr-2010 - 14:54


A estrutura que agrupa sindicatos da Educação dos oito países lusófonos foi obrigada a adiar sine-die, por falta de financiamento, um seminário sobre língua portuguesa que pretendia realizar em Maputo, disse hoje fonte sindical.


"É um projecto bem sustentado, mas que não podemos pagar. Iniciativas de maior dimensão não dependem só de nós, do ponto de vista financeiro", explicou o secretário coordenador da Comunidade das Organizações de Trabalhadores em Educação dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP-Sindical de Educação), Abel Macedo.

O dirigente sindical contou à agência Lusa que o Ministério da Educação de Moçambique já disponibilizou apoio logístico à iniciativa, faltando um financiamento de cerca de 25 mil euros, que foi pedido ao Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento.

"Até hoje não veio, mas não vamos desistir", garantiu Abel Macedo, que disse estar também a tentar ajudas da Fundação Calouste Gulbenkian.

A CPLP-Sindical de Educação agrupa, desde 2001, um conjunto de sindicatos de professores "que partilham o rico património cultural que é a língua portuguesa" e vai realizar segunda-feira, em Lisboa, a sua terceira conferência.

No encontro, os sindicatos da Educação lusófonos vão preparar uma carta com os princípios político-sindicais que nortearão a sua actividade nos próximos três anos.

Uma das apostas, adiantou Abel Macedo, é reforçar a aposta no sítio de Internet da CPLP-Sindical de Educação, "transformando-o num fórum da educação".

A conferência de Lisboa vai debater também algumas alterações estatutárias, "atinentes ao seu melhor funcionamento", e um novo plano de actividades.

Por outro lado, os sindicatos de Educação de Portugal e Brasil vão prosseguir um conjunto de acções de formação sindical iniciada em Cabo Verde, estendendo-as a outros países lusófonos africanos e a Timor-leste.

Portugal integra o Secretariado Permanente da estrutura através da Fenprof (Federação Nacional dos Professores) e da FNE (Federação Nacional da Educação).

Brasil, Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe são outros países lusófonos com duas organizações representadas na CPLP-Sindical de Educação.

A Guiné-Bissau, com uma representação sindical e um novo pedido de adesão, Moçambique e Timor-Leste (um sindicato cada) completam a lista de países com assento na estrutura que, por sua vez, integra a Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa (CSPLP), organização que abarca as centrais Sindicais do mesmo conjunto de países.

Um dos objectivos da confederação lusófona de sindicatos da Educação é a defesa e promover a existência de uma escola pública laica, gratuita, democrática e de qualidade.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem