As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Violações em massa de direitos humanos continuam, diz Liga dos Direitos Humanos
- 21-Apr-2010 - 20:00


Em Moçambique continuam a verificar-se “violações em massa dos direitos humanos”, principalmente por parte da polícia, que executou 15 pessoas em 2008 e recorre à tortura como forma de obter provas, acusou hoje a Liga dos Direitos Humanos.


Durante a apresentação do Relatório Anual de 2008 sobre os Direitos Humanos em Moçambique, apenas divulgado hoje por “razões alheias à vontade da Liga”, segundo a explicação dada na ocasião, o coordenador do Gabinete de Monitoria Prisional da LDH, Bitone Nahe, enfatizou que, “apesar de o país ter avançado no capítulo dos direitos humanos, há ainda violações em massa”.

“De 2007 a 2008, as execuções sumárias por parte da polícia agravaram-se. Foram executadas 15 pessoas pela Polícia da República de Moçambique”, sublinhou Bitone Nahe.

O coordenador do Gabinete de Monitoria Prisional da LDH apontou os casos de três corpos encontrados numa vala comum no distrito da Moamba, província de Maputo, e de três jovens baleados em diversos bairros da cidade de Maputo como exemplo de abusos cometidos pelas autoridades.

O relatório citou ainda a morte de duas pessoas em confrontos com a polícia numa manifestação contra a subida do preço dos transportes públicos em 2008 na cidade de Maputo como prova de atropelos aos direitos humanos em Moçambique.

Ao apresentar o documento, Bitone Nahe congratulou-se com o facto de alguns polícias terem sido condenados em 2009 a penas de 21 anos de cadeia por o tribunal ter considerado provado o seu envolvimento em casos de execuções extrajudiciais.

“É louvável que alguns polícias tenham sido criminalmente responsabilizados, porque isto mostra que o Estado não compactua com os abusos dos direitos humanos”, frisou o coordenador do Gabinete de Monitoria Prisional.

O relatório faz notar igualmente as “graves carências” que se verificam no plano dos “Direitos Económicos, Sociais e Culturais”, ressaltando a fome que ainda afecta muitos moçambicanos, a falta de qualidade do ensino e a insuficiência da rede sanitária.

Comentando o relatório, a ministra da Justiça de Moçambique, Benvinda Levi, congratulou-se com o facto de o “documento reconhecer que houve avanços”, principalmente no acesso à Justiça, uma vez que mais distritos passaram a ter tribunais.

“Alguns direitos abordados no relatório são direitos programáticos e não é possível garanti-los a todos, quando se parte de uma base tão difícil como a de Moçambique”, sublinhou Benvinda Levi.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem