As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Pepetela dedica doutoramente Honoris Causa ao povo angolano
- 28-Apr-2010 - 22:48


O escritor Pepetela dedicou o doutoramento “Honoris Causa” outorgado hoje pela Universidade do Algarve (Ualg) ao povo angolano, considerando que “é impossível separar a obra e vida de um escritor da história e cultura do seu povo”.


“Tocou-me vivamente o gesto da UAlg ao se lembrar de me outorgar o título de Doutor Honoris Causa. Compreendo o gesto como vontade de homenagem que ultrapassa o próprio homenageado, mas também, e principalmente, visa uma literatura e uma nação, a angolana”, afirmou Pepetela no discurso proferido após receber as insígnias de doutor “Honoris Causa”.

O autor angolano considerou que “muito dificilmente se separará a obra e a vida de um escritor da história e cultura do seu povo”, agradeceu o título, que disse honrá-lo muito, e dedicou-o de seguida ao povo angolano.

“Dedico-o também à minha mãe, que, como se verá de seguida, teve um papel decisivo no meu percurso, e à minha mulher, infelizmente ausente nesta ocasião, responsável por, pelo menos, metade daquilo que tenho produzido”, disse ainda o escritor, cuja obra está intimamente ligada à guerra pela libertação de Angola, cuja história recente também é retrata nos seus livros.

Pepetela disse que no seu “fraco entender, um ficcionista deve contar preferentemente estórias, com ‘es’, e não falar ou escrever sobre aquilo que é o seu trabalho íntimo, talvez o mais íntimo dos trabalhos humanos”.

“Chamemos-lhe discrição ou suma vaidade a este cuidado de não revelar intimidades. Há porém escritores, também especialistas em teoria literária, e que sem caírem em esquizofrenias, conseguem analisar, ponderar e divulgar aquilo que vão descobrindo nos textos ditados pela sua própria imaginação. Alguns denominam subconsciente”, afirmou.

Pepetela disse “admirar a sua capacidade e até ousadia de exposição”, mas garantiu ser “incapaz de os seguir”, da mesma forma que disse “não ser de escrever mais de 10 linhas sobre o trabalho de outro escritor sem começar a contar estórias que (...) melhor o definem, em contraposição às analíticas palavras habituais”.

O padrinho do doutoramento Honoris Causa de Pepetela, o reitor da Universidade de Cabo Verde, António Correia e Silva, disse sentir-se “honrado” em apadrinhar “um escritor que faz parte integrante” das suas “referências literárias, políticas e afectivas”.

“Suspeito por isso que esteja um pouco desarmado perante uma obra literária complexa, que fala do branco e do negro, da paz e da guerra, da realidade e da utopia, do passado e do presente, da África e da Europa, do planalto e da estepe”, acrescentou.

Para o reitor da UAlg, João Guerreiro, a obra de Pepetela tem quatro paralelos com a instituição que dirige: “a interculturalidade, a valorização da língua portuguesa, a adopção de um intransigente compromisso social e a liberdade”.

Igualmente presente na cerimónia, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, disse que as suas palavras tinham como objectivo “saudar o escritor e através dele, não apenas a literatura, mas o homem nas suas metamorfoses, que revelam a história”.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem