As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Guebuza visita Portugal para aumentar
laços e investimentos em Moçambique

- 29-Apr-2010 - 15:35


Participação das empresas portuguesas considerada importante para combater a pobreza

O presidente de Moçambique, Armando Guebuza, iniciou hoje a sua primeira visita de Estado a Portugal com a deposição de uma coroa de flores junto ao túmulo de Luís Vaz de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. Acompanhado pela mulher foi recebido pelo seu homólogo, Cavaco Silva.


Depois de passar em revista as tropas dos três ramos das Forças Armadas, Armando Guebuza depositou uma coroa de flores no túmulo de Camões.

Os chefes de Estado visitaram em seguida os claustros do Mosteiro dos Jerónimos, onde foram recebidos pela conservadora, Isabel Cruz de Almeida.

Armado Guebuza vai estar dois dias em visita a Portugal com uma delegação de cerca de 70 empresários de áreas como a energia, construção civil, imobiliário, turismo, metalomecânica, banca, indústria, agricultura e minas.

O presidente de Moçambique é ainda acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Oldemiro Baloi, das Finanças, Manuel Chang, do Turismo, Fernando Sumbana, e da Energia, Salvador Namburete.

A importância dos investimentos portugueses

Armando Guebuza considerou os investimentos portugueses fundamentais para a maior prioridade do Governo de Moçambique que é a luta contra a pobreza, nomeadamente através da criação de emprego.

Em conferência de imprensa, após um encontro de mais de uma hora com o Presidente português, o chefe de Estado moçambicano disse que a participação das empresas portuguesas na reconstrução económica de Moçambique "vai permitir não só aumentar a produção de riqueza, mas sobretudo garantir emprego aos moçambicanos e este é que pode acelerar a luta contra a pobreza".

Questionado sobre as áreas prioritárias de investimento em Moçambique, Armando Guebuza destacou a energia e as infraestruturas "áreas muito sensíveis e condição para o desenvolvimento do país".

Por seu lado, Cavaco Silva destacou o desempenho económico de Moçambique nos últimos anos, "com uma média de crescimento de oito por cento", e que foi positivo em 2009 apesar da crise financeira internacional.

"É minha convicção que as empresas portuguesas têm competência técnica e capacidade financeira para dar um contributo significativo à melhoria das infraestruturas que são indispensáveis ao desenvolvimento económico e social de Moçambique", disse o chefe de Estado português.

"Será benéfico para o crescimento económico português, que tem sido débil nos últimos anos, se aumentarmos as nossas exportações para Angola mas também para Moçambique e vale a pena voltar a sublinhar que nestes tempos de crise que nós conhecemos nos tempos mais recentes, o comércio entre Moçambique e Portugal registou taxas de expansão muito significativas", acrescentou.

Cavaco Silva referiu ainda que "Moçambique é hoje um país respeitado pela comunidade financeira internacional, que sublinha com frequência a boa governação e a transparência e isso cria condições para a atração do investimento".

Os Presidentes destacaram ainda a necessidade de facilitar a circulação de pessoas entre os dois países, com Cavaco Silva a destacar nomeadamente a melhoria das ligações aéreas, tendo em conta as "potencialidades enormes de Moçambique no domínio do turismo".

Hoje à tarde, Armando Guebuza é recebido em sessão solene na Assembleia da República, onde intervém, e visita depois a sede da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e a Universidade Lusófona, onde será descerrada uma placa (no auditório da Biblioteca) com o seu nome.

Na sexta feira, Armando Guebuza visita o Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL), onde será apresentado o estudo "Projeto de Plataforma Logística Alimentar para Moçambique", e o Parque Eólico da Serra de El-Rei (Peniche), seguindo depois para S. Bento, para um encontro com o primeiro ministro, José Sócrates.

Durante a tarde, o Presidente encontra-se com a comunidade moçambicana e depois encerra, com Cavaco Silva, um encontro de empresários.

Esta visita de Guebuza a Portugal vem na sequência das visitas de Cavaco Silva e de José Sócrates a Moçambique.

De acordo com a Presidência de Moçambique, a visita de Estado "realiza-se num período em que as relações de amizade e cooperação entre os dois países se situam num nível bastante elevado, resultado alcançado durante as visitas realizadas pelo Presidente da República Portuguesa, em 2008, e pelo primeiro ministro de Portugal, em 2010".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem