As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Crianças e jovens de Oliveira de Azeméis vão «conhecer» o Egipto e a Austrália
- 8-Jul-2010 - 15:59


Entre os dias 16 e 27 de Agosto o projecto «Na biblioteca em férias» vai permitir que 50 crianças entre os 10 e os 16 anos de Oliveira de Azeméis fiquem a conhecer melhor, através de uma série de actividades, a realidade das regiões egípcia e australiana.


O desafio, lançado pela Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, tem como objectivo a ocupação das crianças e jovens no período das férias escolares.

O programa está dividido em duas semanas. A primeira, entre os dias 16 e 20, é dedicada ao Egipto, país sobre o qual as crianças e jovens irão «trabalhar» participando em oficinas de escrita, desenho, olaria, gastronomia de carimbagem e estampagem de hieróglifos egípcios. Vai ainda ter lugar o concurso «Quem sabe mais sobre o Egipto?».

As propostas vão mais longe: no espaço multimédia da biblioteca municipal será possível descobrir, pela internet, as paisagens e as riquezas daquele país africano, ou então fazer pintura mural ou ainda participar no raid de «Pyra e Midas».

Os participantes terão também a oportunidade de construir múmias e pirâmides com materiais reutilizáveis, assistir à projecção dos filmes «O príncipe do Egipto» e «A múmia», participar no jogo jeroglífico egípcio ou na oficina de construção da esfinge de Gizé.

Os participantes vão ainda ter a oportunidade de escutar testemunhos de pessoas que já tiveram contacto com o Egipto e ouvir contos e mitos antigos.

A segunda semana, entre 23 e 27 de Agosto, levará 25 jovens ao fascínio da Austrália. O formato é semelhante ao do Egipto, mas adaptado à realidade australiana. O conhecimento da fauna, contos e lendas, a projecção do documentário «Os aborígenes da Austrália» e a recriação dos recifes de corais com materiais reutilizáveis são algumas das actividades que constam do programa destinado aos mais pequenos.

As restantes acções são também apelativas e vão desde a concepção de um koala em 2D ao concurso «Quem sabe mais sobre a Austrália?» e aos jogos do canguru, que se realizarão no pavilhão municipal.

O uso da internet permitirá o conhecimento mais profundo sobre um dos 14 países que formam a Oceânia, mas há outros meios para satisfazer a curiosidade das crianças e jovens: Oficinas de escrita criativa com base em histórias e imagens da Austrália, estampagem de t-shirts, construção de instrumentos de sopro dos aborígenes e de boomerang e oficinas de gastronomia e de produção da bandeira australiana.

O contacto de imigrantes com os jovens será ainda um importante testemunho para aumentarem os seus conhecimentos.

As inscrições estão abertas até 30 de Junho na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro ou através de correspondência física para aquele local e por e-mail para o endereço electrónico bibliotecasa@cm-oaz.pt.

O programa «Na Biblioteca em férias» visa uma ocupação saudável do tempo de férias, contribuindo ainda para um desenvolvimento pessoal, através do conhecimento de outras realidades e culturas.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem