Anuncie no Noticias Lusofonas e promova a sua empresa em todo o mundo de lingua portuguesa
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Entrevista
Provedor de Justiça sem competência para apreciar «caso dos gravadores»
- 13-Jul-2010 - 21:34


A Provedoria de Justiça informou o Conselho Deontológico (CD) do Sindicato dos Jornalistas não ter competência para apreciar a queixa que este lhe apresentou contra o deputado Ricardo Rodrigues, autor do furto de dois gravadores a jornalistas da revista "Sábado".


Em comunicado hoje divulgado, e que a seguir se transcreve na íntegra, o CD diz aguardar com "expectativa o desfecho do processo instaurado pelos jornalistas contra o deputado Ricardo Rodrigues", uma vez que os tribunais surgem "como última instância para apreciar a conduta de um deputado em exercício da função política".

«A Provedoria de Justiça declara não ter competência para apreciar a queixa que o Conselho Deontológico lhe apresentou contra o deputado Ricardo Rodrigues, membro da Comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, autor do furto de dois gravadores a jornalistas da revista «Sábado».

O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas solicitou à Provedoria de Justiça a apreciação de queixa justificada pela atitude do deputado, a qual configurou um atentado à liberdade de imprensa e se traduziu numa grosseira restrição à liberdade de expressão e informação.

A Provedora-Adjunta de Justiça, Helena Vera-Cruz Pinto, informou o Conselho Deontológico que a lei exclui dos «poderes de inspecção e de fiscalização do Provedor de Justiça os órgãos de soberania, entre os quais consabidamente se inclui a Assembleia da República».

Acrescenta: «Quer em relação ao Parlamento, como ao Governo e aos Tribunais, a intervenção do Provedor de Justiça enxerta-se apenas no quadro da actividade administrativa e legislativa, sendo alheia ao exercício da função política».

Esta decisão segue-se a idênticas posições transmitidas por duas comissões parlamentares, que igualmente se consideraram incompetentes para apreciar o caso que teve como protagonista o deputado do PS.

O furto dos gravadores, atitude que mereceu censura generalizada, foi perpetrado com surpreendente irresponsabilização política. Surgindo os tribunais — conforme se deduz pelo esclarecimento da Provedoria de Justiça, pelas posições expressas pelas comissões parlamentares e por declarações do Presidente da Assembleia da República — como última instância para apreciar a conduta de um deputado em exercício da função política.

O Conselho Deontológico aguarda com expectativa o desfecho do processo instaurado pelos jornalistas contra o deputado Ricardo Rodrigues.

E congratula-se com a decisão do tribunal da 12.ª vara de Lisboa que, no passado dia 2, devolveu os gravadores aos jornalistas Fernando Esteves e Maria Henrique Espada e mandou arquivar a providência cautelar interposta por Ricardo Rodrigues, por concluir não existirem provas que sustentem quaisquer das alegações do deputado. O juiz negou também provimento ao pedido de destruição da gravação da entrevista.»


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Construção de Sites Algarve por NOVAimagem