Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Angola receptiva à criação de um Conselho Económico-Social da CPLP
- 17-Jul-2010 - 22:01


O secretário de Estado da Coordenação Económica de Angola disse hoje que o seu país não vê “grandes dificuldades” para a criação do Conselho Económico-Social da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).


No discurso de encerramento do V Congresso da Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa (CSPLP), Job Graça referiu que o Conselho Económico-Social da CPLP “pode constituir-se num fórum que concentre experiências várias e conhecimentos científico-técnicos profundos, que por sua vez, habilitem as forças sindicais nacionais a optimizar as funções-objectivos”.

“Como sabemos, estas funções-objectivos incorporam as variáveis emprego e nível de salários, que devem ser de forma óptima escolhidas, tendo em conta as restrições económicas existentes em cada momento, para, em última instância, contribuir-se para o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável”, disse o governante angolano.

Na abertura do Congresso, a CSPLP pediu aos chefes de Estado da CPLP que aprovem a criação de um Conselho Económico-Social e de um estatuto do cidadão lusófono.

O V Congresso da Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa (CSPLP), que durou dois dias, terminou hoje em Luanda com a eleição do seu novo presidente, o angolano Manuel Augusto Viagem, e os restantes corpos sociais da organização.

O novo presidente da CSPLP, no seu discurso, prometeu dar continuidade a tudo quanto foi feito até ao momento pela organização e aplicar com afinco tudo o que foi preconizado para o biénio 2010/2012.

“Este V Congresso é uma referência do percurso da CSPLP, porque dele sai fortalecida a nossa solidariedade e unidade”, referiu Manuel Viagem, frisando que este foi o congresso que mais participantes conseguiu reunir e melhor evidenciou “o papel que a comunidade pode desempenhar no equilíbrio de interesses entre o trabalho e o capital”.

O cargo de secretário executivo, antes ocupado por João Proença, da UGT de Portugal, passou a ser exercido por Manuel Carvalho da Silva, da também portuguesa CGTP-IN.

Na intervenção de tomada de posse, Carvalho da Silva disse que é uma prioridade “muito grande” para o movimento sindical o combate ao trabalho infantil, que afecta 215 milhões de crianças pobres no Mundo.

“Isso leva os sindicatos a dar uma emergência forte ao combate ao desemprego, à precariedade, à luta justa pela distribuição do trabalho e por uma melhor distribuição da riqueza “, sublinhou.

O novo secretário executivo criticou igualmente as políticas seguidas pelos governos para acabar com a crise económica e financeira de 2008 e 2009, que gerou um elevado número de desempregos, pelo facto de elas estarem a surtir efeito contrário.

“As afirmações e os pretensos compromissos dos governos vão-se esfumando e as políticas que vão sendo seguidas são a continuação e o aprofundamento daquilo que foram as causas e a isto nós durante este congresso dissemos claramente não”, disse Manuel Carvalho da Silva.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem