As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Desporto
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cultura
Língua como pilar da CPLP?
- 20-Jul-2010 - 11:05


Presidente do Instituto Camões defende a refundação do Instituto Internacional da Língua Portuguesa

A presidência portuguesa da CPLP teve um papel decisivo ao apostar na projecção internacional do português, defendeu a presidente do Instituto Camões ao sublinhar que o próximo passo será a “refundação” do Instituto Internacional da Língua Portuguesa. Falta saber que contributo da Guiné-Equatorial, por exemplo, na defesa da língua... portuguesa.


“A presidência portuguesa estabeleceu o português como o pilar que faltava à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)”, salientou a presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho, ao considerar que a próxima presidência, a assumir por Angola, na cimeira da organização, em Luanda (Angola) no dia 23, deverá dar continuidade a esta política de internacionalização do português.

“A CPLP já tinha, internamente, reforçado a importância da língua, que é o seu elemento constitutivo, mas faltava ainda essa projecção do português como língua internacional e a presidência portuguesa apostou nesse pilar, além das questões económicas e de segurança”, observou em declarações à Lusa.

Ana Paula Laborinho faz um balanço “muito positivo” da presidência portuguesa e realça como um dos aspectos mais significativos o facto de todos os países da CPLP “estarem implicados” na estratégia de internacionalização do português que, sublinha, “passa muito pelo reforço da presença da língua nas organizações internacionais”.

Formar tradutores-intérpretes e envolver neste processo todos os países da CPLP é, segundo a responsável, o passo necessário para se criarem as condições para tornar o português numa língua oficial nas organizações internacionais e uma das medidas prioritárias que realça do plano de ação de Brasília.

“Todos os países que constituem esta comunidade dispõem-se a colocar à disposição de todos os outros os centros de língua e cultura que têm no mundo”, realçou para sublinhar a viabilidade da formação de mais tradutores-intérpretes.

A internacionalização do português passa ainda por uma maior aposta no Instituto Internacional da Língua Portuguesa, “que não tem tido o papel que poderia desempenhar, como constatam todos os membros da CPLP”, observou.

“Estamos numa fase quase de refundação desse instituto e na cimeira de Luanda essa questão sairá reforçada e esperamos que este instituto possa também, de uma forma multilateral, desempenhar esse papel de internacionalização do português, independentemente do papel que as instituições, bilateralmente, como o Instituto Camões, continuarão a desempenhar”, salientou Ana Paula Laborinho.

A presidente do Instituto Camões apontou ainda a introdução do Acordo Ortográfico como outra das principais medidas a implementar no âmbito do plano de acção de Brasília.

“Começarmos um conjunto de acções de introdução do Acordo Ortográfico, também ao nível do ensino do português como língua estrangeira, é fundamental nesta estratégia e vai passar, por exemplo, por criar espaços CPLP”, explicou.

Ana Paula Laborinho apelou ainda à participação das diásporas na internacionalização do português ao considerar cada um dos seus elementos como um “embaixador” daquela estratégia.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação e Alojamento de Sites Algarve por NOVAimagem