Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
José Ramos-Horta chegou para promover diálogo nacional
- 9-Aug-2003 - 17:59

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, José Ramos-Horta, chegou hoje a Bissau para uma visita de contactos, promovida pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), para promover o diálogo nacional entre as "forças vivas" da Guiné-Bissau.


Em declarações à Agência Lusa, à chegada a Bissau, José Ramos- Horta disse que a sua presença na Guiné-Bissau visa garantir todo o apoio necessário da CPLP para a realização das eleições legislativas antecipadas do próximo dia 12 de Outubro e encorajar o diálogo nacional entre as "forças vivas" do país.

José Ramos-Horta, que veio a Bissau no quadro do mandato que lhe foi confiado no VIII Conselho de Ministros da CPLP, realizado no passado dia 18 de Julho em Coimbra (centro de Portugal), considerou ser "fundamental" na perspectiva da CPLP "a promoção do diálogo nacional" entre as autoridades e a oposição guineenses, face às eleições de 12 de Outubro.

De acordo com o MNE timorense, tem faltado diálogo entre as "forças vivas" guineenses, daí a opção da CPLP em enviar esta missão.

"Por isso, vou procurar, na medida do possível, manter um diálogo franco e aberto com toda a gente. Autoridades, oposição, igrejas, sector empresarial, Forças Armadas e representações diplomáticas", disse Ramos-Horta, sublinhando sempre a necessidade de um bom entendimento de todos para que as próximas eleições decorram dentro de um clima de "credibilidade".

Ramos-Horta acrescentou ainda que a iniciativa da CPLP visa sobretudo ajudar a Guiné-Bissau "numa perspectiva do futuro", para que o país possa recuperar a sua economia e os caminhos da cooperação com a comunidade internacional.

A consolidação de um clima de estabilidade a longo prazo na Guiné-Bissau é também outro dos objectivos desta iniciativa da CPLP.

O MNE timorense que disse à Lusa sentir-se em casa "pela afabilidade e o calor humano" dos guineenses, tem já hoje um encontro marcado com o presidente da República Kumba Ialá.

A visita de Ramos-Horta, a primeira de um governante de Timor- Leste à Guiné-Bissau, inclui deslocações às regiões de Bafatá e Gabú no interior leste do país.

O chefe da diplomacia de Timor-Leste é acompanhado nesta missão pelo secretário-executivo adjunto da CPLP, o moçambicano Zeferino Martins.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem